Por que uma mentalidade de crescimento é essencial para o sucesso na carreira

A mentalidade é tudo. Se você está falando sobre sucesso na carreira, começar seu próprio negócio ou passar por um treino duro, ter a mentalidade certa pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso. O conceito de mentalidade não pode ser discutido sem mencionar Carol Dweck e seu livro perspicaz, Mindset: The New Psychology of Success . Após décadas de pesquisa, a psicóloga de renome mundial Stanford University Carol S. Dweck descobriu o poder da mentalidade. Em seu livro, ela descreve as diferenças entre uma mentalidade fixa e de crescimento – mostrando como o sucesso em quase todas as áreas da vida pode ser influenciado pela maneira como pensamos sobre nossos talentos e habilidades. Uma vez que aproveitamos o poder de uma mentalidade de crescimento, estudos mostram que isso pode ser essencial para o sucesso na carreira.

Mentalidade fixa vs. crescimento

Uma mentalidade fixa pressupõe que nossa inteligência, caráter e capacidade criativa são estáticos. Basicamente, você recebe uma mão na vida e é obrigado a aceitá-la. Acreditando que suas qualidades são definidas em pedra cria um desejo de provar a si mesmo uma e outra vez. Uma mentalidade fixa pode resultar em estagnação na carreira.

Por outro lado, uma mentalidade de crescimento é baseada na ideia de que suas qualidades essenciais são coisas que você pode cultivar através de seus esforços. Assume que todos podem mudar e crescer através da experiência e prática. Uma mentalidade de crescimento vê o fracasso não como um prejuízo, mas como um trampolim para o sucesso. O fracasso é na verdade uma forma de aprendizado. Em um estudo conduzido por Dweck com crianças, ela ofereceu uma opção a crianças de quatro anos. Eles poderiam refazer um quebra-cabeça fácil ou tentar um mais difícil. Aqueles com uma mentalidade fixa escolheram os quebra-cabeças mais fáceis que afirmariam sua capacidade existente. Eles queriam ter certeza de que conseguissem parecer espertos. As crianças com uma mentalidade de crescimento tentaram se alongar porque sua definição de sucesso era sobre tornar-se mais esperto. Em seu livro, Dweck escreve: “Depois de trinta anos, minha pesquisa mostrou que a visão que você adota para si afeta profundamente a maneira como você conduz sua vida. Pode determinar se você se torna a pessoa que deseja ser e se realiza as coisas que valoriza.”

Desenvolvendo uma mentalidade de crescimento

A mentalidade deriva de nosso próprio conjunto de crenças poderosas. Uma mentalidade de crescimento pressupõe que as visões podem ser mudadas quando elas não nos permitem mais alcançar nossos objetivos. Aqui estão cinco maneiras pelas quais você pode assumir o controle de sua atitude mental para promover uma mentalidade de crescimento:

1. Abraçar a falha

Fomentar uma mentalidade de crescimento envolve encarar o fracasso como positivo e não negativo. Todo mundo tem contratempos. A chave é aprender com cada um deles e melhorar sua tomada de decisão. Pessoas de sucesso desenfreado geralmente falham no caminho para o sucesso. Steven Spielberg foi rejeitado da escola de cinema três vezes antes de conseguir sua grande chance. Até mesmo Oprah Winfrey foi demitida de sua posição de coanor de notícias em uma estação de TV de Baltimore antes de construir um talk show diurno bem-sucedido. Um produtor teria dito a ela que ela era “imprópria para o noticiário da televisão”. Oprah mais tarde disse: “Eu não tinha ideia do que eu estava fazendo ou que este seria o maior período de crescimento da minha vida adulta”.

2. Torne-se um aprendiz vitalício

As pessoas com uma mentalidade de crescimento procuram ativamente oportunidades de aprendizagem que resultem em mais sucesso na carreira. Seja curioso sobre tudo. A pesquisa mostra que, embora as pessoas menos bem sucedidas leiam principalmente para entretenimento, as que estão no topo são ávidas leitores de livros de auto-aperfeiçoamento. De fato, 85% das pessoas de sucesso lêem dois ou mais livros de auto-aperfeiçoamento ou educacionais por mês. Outro estudo revelou que 30% dos executivos disseram que ter disposição para continuar aprendendo é a característica que eles consideram mais necessária para um funcionário ter sucesso.

3. Procure o desafio 

Desafios são oportunidades que o impulsionam em direção aos seus objetivos e o ajudam a crescer. De acordo com CS Lewis, “as dificuldades muitas vezes preparam as pessoas comuns para um destino extraordinário”. Não subestime o poder de superar obstáculos. Você está se sentindo muito confortável em sua carreira atual? Isso pode ser uma indicação de que é hora de buscar novos desafios. Afinal, a mágica acontece fora da sua zona de conforto.

4. Vá além dos seus limites 

Outra maneira de promover uma mentalidade de crescimento é ir além do que você acha que pode fazer. Em um estudo interessante, os pesquisadores pediram aos participantes que pedalassem o máximo possível por 4.000 metros. Mais tarde, os participantes receberam as mesmas instruções, mas foram capazes de correr contra um avatar de seu passeio anterior. O que eles não sabiam era que o avatar estava indo mais rápido do que antes. O resultado foi que os participantes andaram ao lado de seu avatar, indo significativamente mais longe do que na primeira vez. Quando você se esforça, pode superar suas próprias expectativas.

5. Peça feedback 

As pessoas que querem crescer pessoal e profissionalmente tendem a pedir e valorizar o feedback. Isso ocorre porque os indivíduos orientados para o crescimento estão interessados ​​em desenvolver e desafiar a si mesmos. Eles não têm medo de serem criticados ou julgados. Depois de entender que você é responsável por seu próprio crescimento, você terá a confiança necessária para pedir feedback e aprender com ele.

Um mundo em mudança

Com a tecnologia e modelos de negócios mudando rapidamente, abraçar uma mentalidade de crescimento é vital para o sucesso na carreira. Os trabalhadores precisarão aprender continuamente novas habilidades para se manterem competitivos à medida que as tecnologias de automação, incluindo a inteligência artificial, se tornarem mais predominantes. De acordo com um relatório da McKinsey, até 20 milhões de trabalhadores em todo o mundo precisarão mudar de função ou aprender novas habilidades até 2030. A pesquisa mostra que sua mentalidade prediz a realização. Não é como você é bom, mas quão bom você quer ser o que importa.

*Texto escrito em inglês por Caroline Castrillon e traduzido para o Blog da Universidade da Mudança

Continue no Blog da Universidade da Mudança e veja outros conteúdos como esse!