Por que ouvir impulsiona a motivação?

Se você pedir a um grupo de pessoas para levantar a mão se achar que estão acima da média ouvindo, a maioria delas teria a mão no ar. A maioria de nós acredita que somos bons ouvintes.

Mas ouvir é inerentemente difícil de fazer. Por quê?

Ao longo de nossos anos de escolaridade, passamos uma quantidade considerável de tempo aprendendo a ler, escrever e falar. Suponhamos que o aluno médio gasta cerca de 12 anos treinando suas habilidades de leitura e escrita e talvez até um ou dois anos praticando a fala.

Que tal ouvir? Olhando para trás em sua educação, quantos anos você passou treinando essa habilidade crítica? Provavelmente nenhum.

Ouvir é difícil porque provavelmente nunca praticamos ou treinamos essa habilidade adequadamente. É provável por que a maioria de nós passa todos os dias de nossas vidas não sendo verdadeiramente ouvida.

Onde há um problema coletivo, há também uma oportunidade. Se você puder melhorar sua capacidade de ouvir, isso pode ter um impacto profundo em sua equipe. Aqui está o porquê.

Ouvir impulsiona a motivação.

Ouvir com intenção e atenção proporciona a você e sua equipe uma tremenda oportunidade de liderar em um nível totalmente novo – para realmente ouvir. Se você puder mostrar às pessoas que você se importa e fazê-las se sentirem ouvidas, você as agradará, as engajará com o trabalho delas e as motivará a dar o seu esforço adicional discricionário para você e sua empresa.

A motivação sustentada ao longo de meses e anos não vem de uma competição de vendas, de um discurso, de uma mesa de pingue-pongue ou de almoços gratuitos – acontece quando você mostra às pessoas que se importa com elas como seres humanos. Vem quando você entende quem eles são e com o que eles se importam.

Isso acontece quando você ouve outra pessoa. Seja intencional sobre estar lá para ouvi-los e dar-lhes toda a atenção.

Texto originalmente publicado pela Forbes e traduzido pela Universidade da Mudança.

Continue no Blog e veja outros textos como esse!