Por que a liderança eficaz é importante na transformação digital?

Por que a liderança eficaz é importante na transformação digital?

A transformação digital, como várias outras revoluções, envolve a mudança. A ‘mudança’ em questão é sobre a aceitação da tecnologia digital em todos os aspectos do processo de negócios. Isso é possível através da fusão contínua de pessoas com máquinas e informações.

O processo de transformação digital evolui a partir do uso da tecnologia digital, que se desenvolve a partir da capacidade digital. As empresas que procuram utilizá-lo ao máximo precisam inovar constantemente e não apenas aperfeiçoar os métodos tradicionais existentes. Assim, quando uma organização decide ser transformada digitalmente, ela precisa fazer mudanças completas em todos os aspectos de suas funções de negócios. Somente quando todo o sistema se tornar “impulsionado pela tecnologia”, será capaz de se chamar “transformado digitalmente”.

Ao seguir esse processo, as organizações podem obter uma revisão abrangente de todo o ecossistema, o que também inclui a mudança na demanda do consumidor e até mesmo a concorrência. Além disso, ao usá-lo de maneira inteligente, as empresas poderiam reduzir significativamente os custos e maximizar sua eficiência. Posteriormente, permitiria fornecer soluções simplificadas e muito mais eficazes à sua clientela no menor tempo possível.

A transformação digital é uma das transformações mais desafiadoras para qualquer negócio. É o caminho do futuro e algumas empresas falharam ao implementar o novo modelo digital de forma eficaz. Muitas empresas conduzem a mudança sem entender completamente o impacto. Um dos maiores erros que poderiam ser evitados é definir um objetivo claro. A equipe de liderança deve identificar as oportunidades e decidir os objetivos do negócio.

Os tomadores de decisão têm um papel vital em ajudar suas empresas a navegar na transição para a era digital. Aproveitar as tecnologias disruptivas para otimizar todo o fluxo de negócios exige liderança persistente, não apenas no nível mais alto, mas em todos os níveis da organização. Uma liderança coesa pode redefinir e impulsionar o negócio percebendo as oportunidades que podem ser utilizadas através do uso inteligente da TI. No entanto, por mais surpreendente que pareça, os líderes digitais não precisam ser os mestres da tecnologia.

Como as organizações precisam da transformação digital para sobreviver e prosperar na era digital, o valor de mercado dos líderes digitais capazes cresceu substancialmente. É evidente que a transformação digital é sobre a ideia de uma estratégia coesa. Além disso, também requer atrair, engajar e direcionar as pessoas certas para um futuro digital de sucesso. Por essa simples razão, toda empresa precisa dos líderes com a aptidão certa para orientá-la para o sucesso.

Este texto foi publicado originalmente pelo portal Customer Think e traduzido pela Universidade da Mudança.

Continue com a gente!

Veja aqui mais textos sobre Mudanças e Liderança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO ORGANIZAR PALESTRAS?

Este e-book traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.
Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK