Palestras e o Palestrante Ideal

Segundo a empresa MobLee em um de seus artigos na internet, Palestras são eventos de curta duração, com cerca de uma hora, que abordam temas relevantes para os participantes através de um especialista. Podem ter caráter de palestra motivacional, comportamental ou instrutivo. Porém, não permitem aprofundamento. Comumente são usadas para despertar o interesse em um assunto ou para cumprir objetivos bem específicos, como aumentar o entusiasmo para realização de uma tarefa ou encarar as oportunidades advindas de uma mudança— no caso das motivacionais.

A importância de encontrar o palestrante ideal

Segundo o experiente Luciano Pires, escolher o palestrante é algo crucial! Você percebe que essa decisão é chave para o sucesso do seu evento, aquele no qual investiu muita energia e que está gerando grande expectativa nos convidados.

Surge então a dúvida: com tantas opções disponíveis, como escolho o palestrante ideal? Contratar um palestrante é um processo delicado, que pode representar uma contribuição imensa ao sucesso do evento. Por isso deve ser feito com cuidado.

O risco de levar um palestrante razoável

Um bom palestrante pode ser a diferença entre um evento bem-sucedido ou não. Vale a pena escolher meticulosamente os palestrantes, principalmente aquele que “dará o tom” ao seu evento porque ele pode criar um clima de aceitação favorável aos palestrantes seguintes e às mensagens que se deseja transmitir. Grandes nomes tem feito a diferença em eventos, como Clóvis de Barros Filho, Leandro Karnal e Oscar Schmidt.

Sabemos que a seleção de um bom palestrante pode ser crítica para o sucesso de um evento, afinal, uma boa apresentação exige muito do palestrante e uma palestra mal elaborada pode fazer tudo ir por água abaixo.

É importante reconhecer os sinais que indicam que um palestrante do seu evento é ruim, mas por mais desafiador que possa ser, lembre-se de que a participação do organizador também é fundamental para que tudo ocorra bem nesse processo. Cabe ao organizador envolver o palestrante no universo do seu evento, além de facilitar a comunicação que muitas vezes é deixada de lado no meio da correria da organização e de tantos imprevistos.

E-book Mundo VUCA