O que a liderança tem em comum em todas as partes do mundo?

O que há com a liderança que faz com que ela pareça tão inatingível?

O que a liderança tem em comum em todas as partes do mundo?

Nós perseguimos a liderança como se fosse algo a ser conquistado ou domado. Apenas quando pensamos que temos liderar os outros totalmente dentro do nosso controle, surge uma situação que exige algo muito diferente de nós. De repente, ficamos soltos, sentindo-nos sozinhos e sem saber como responder. Nestes momentos extraordinários da realidade, nossa confiança excessiva mais uma vez se transforma em humildade. Somos lembrados de que a liderança é uma prática e que o domínio dela nunca pode ser totalmente alcançado.

Ao longo dos anos, trabalhei com muitas dezenas de líderes em todo o mundo: no Canadá, na América Central, em Cingapura, nos Emirados Árabes Unidos e nos Estados Unidos. Embora todos os líderes com quem trabalhei sejam únicos como pessoas, seus testes de liderança têm muitas semelhanças. Suas lutas não são definidas por fronteiras geográficas e não são totalmente limitadas por diferenças culturais ou normas sociais, apesar do que as fronteiras internacionais possam sugerir. Em última análise, seus desafios de liderança compartilham um DNA comum – como se tivessem nascido do mesmo e abundante estoque de raízes fortificadas que obstinadamente resistiram ao teste do tempo.

Através do meu próprio trabalho como líder, bem como do trabalho que fiz com os outros, aprendi que, enquanto a jornada de cada líder é pavimentada com circunstâncias únicas, há um pequeno punhado de verdades universais. Essas verdades, quando praticadas, oferecem orientação valiosa a todos os líderes aspirantes em qualquer nível de organização que realmente desejam ser melhores líderes hoje do que eram ontem.

O que a liderança tem em comum em todas as partes do mundo?

Veja aqui as 5 Verdades Universais da Liderança:

• Verdade #1: Liderança é uma jornada, não um destino.
  • Verdade #2: Liderança significa algo.
  • Verdade #3: Liderança é difícil.
  • Verdade #4: Liderança é uma crença nos outros.
  • Verdade #5: Liderança é uma mentalidade.

.

Verdade #1: Liderança é uma jornada, não um destino.

Por mais que tentemos, nenhum de nós nunca conquistará totalmente a liderança. A liderança é difícil e é inconquistável. Devemos estar dispostos a aceitar sua natureza Sísifo e, ainda assim, ter força para voltar a levantar a cada dia, sacudir a poeira e começar a rolar nossa pedra mais uma vez. Encontrar essa qualidade de perseverança profundamente dentro de nós é fundamental para nossa capacidade de liderar. A liderança não é uma transação “check-the-box” que ocorre de segunda a sexta-feira entre as 9 e as 5 horas. É uma prática que é aperfeiçoada e fortalecida ao longo de décadas de dedicação e, em qualquer momento, é o subproduto de uma vida de aprendizado comprometido.

.

Verdade #2: Liderança significa algo.

Um líder tem que representar algo ou, como diz o ditado, você se apaixona por qualquer coisa. O que defendemos precisa ser claro, incondicional e crível. Não podemos pegar emprestados os valores de outra pessoa e chamá-los de nossos. Eles devem vir de dentro de nossos seres – eles devem ser essenciais para quem somos. Quando somos incapazes de nos valer da sabedoria de nossos valores pessoais para nos guiar – por exemplo, quando uma decisão difícil precisa ser tomada, ou uma conversa difícil precisa ser feita – nos encontramos presos, procurando incessantemente pela coisa certa. fazer ou dizer. Sem um claro conjunto de valores comunicados de forma clara e implacável, corremos o risco de transmitir mensagens mistas como um sinal de rádio não totalmente sintonizado. O impacto: frustração e confusão por parte de outros que desperdiçarão tempo precioso tentando nos entender. Como líder, tudo bem estar errado. Não há problema em ser confuso.