O melhor caminho para a mudança

Por Michal Stawicki

Existem apenas três ou quatro maneiras conhecidas de modificar o comportamento humano para sempre. Você pode esperar pela iluminação, e este é um caminho. No entanto, é altamente não confiável. Você não pode manipular a iluminação.

Outro método é mudar o seu ambiente, o que o rodeia. Você pode jogar fora todos os móveis do seu quarto. Você pode mudar de emprego. Você pode mudar para uma cidade ou país diferente. Cada uma dessas mudanças introduzirá mudanças em seu ambiente, e seu ambiente geralmente fornece pistas para seus hábitos.

Assim, seus hábitos vão mudar. Mas esse tipo de mudança não tem o elemento do design consciente. Alguns de seus hábitos desaparecerão, outros surgirão e você começará a se comportar de maneira diferente. Quão diferente? O tempo vai dizer.

Há mais um problema com esse método: nem todos podem pagar por isso. Não é tão fácil mudar de emprego por um capricho ou mudar para outro país, especialmente se você tem obrigações familiares e de vida.

Quando decidi mudar minha vida aos 33 anos, eu tinha um emprego, era casado, tinha três filhos e uma hipoteca de 35 anos para pagar. Eu não podia largar tudo e começar uma nova vida.

A terceira maneira

Outra ótima maneira de mudar seu comportamento é passar tempo com pessoas que você quer ser. Encontre pessoas que tenham a faísca e a motivação. Misture-se com eles. Interaja com eles. Isso é tudo. A natureza social humana cuidará do resto.

Somos máquinas de imitação social. Tudo, da linguagem corporal e do vocabulário aos sistemas de valores, transfere-se de uma pessoa para outra em um nível subconsciente. Você pode retardar ou acelerar esse processo de osmose apenas com o seu esforço consciente.

O quarto e melhor caminho

Conhecer novas pessoas pode não ser uma opção imediata para todos. Eu era tímida quando comecei a mudar minha vida. Outros podem ser limitados pela geografia, deficiências físicas ou circunstâncias (é muito difícil para um ex-presidiário entrar no topo da sociedade logo após sair da prisão).

Assim, o método mais confiável e disponível para mudar o comportamento é mudar hábitos pessoais.

A ideia de hábito não inclui o tamanho da atividade. Fazer uma flexão uma vez por dia é tão comum quanto treinar em uma academia por duas horas por dia.

Sustentabilidade

Ao construir novos hábitos, não busque resultados imediatos, busque a sustentabilidade. Se você pode fazer algo por 100 dias consecutivos sem falhar, isso é sustentabilidade. Michael Phelps pode nadar quatro horas por dia, todos os dias. Você não pode. Aponte para algo que você pode fazer todos os dias.

Eu recomendo começar alguns hábitos: um que será direcionado para o seu objetivo e um especificamente para alimentar sua motivação.

Então, se você quer escrever um livro, escreva todos os dias. Se você quer perder peso, faça exercícios todos os dias. Se você quer se formar, estude todos os dias.

Lembre-se, a escala é irrelevante no começo. Pode ser uma frase, uma flexão ou meia página de um livro. Somente a sustentabilidade realmente importa e é mais fácil de manter, se sua disciplina inicial for pequena. Além disso, tenha em mente que “minúsculo” é subjetivo. Um comprimento de piscina é pequeno para Michael Phelps e escrever 1.000 palavras não é um problema para Stephen King.

Quando comecei a desenvolver meus hábitos, decidi por várias disciplinas de 10 minutos que poderiam ter sido cansativas para os outros, como ler um livro escrito por um santo ou estudar documentação de administração de banco de dados. Mas eles eram pequenos em minha mente.

Motivação

“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura. Bem, nem banho – é por isso que recomendamos diariamente. ”– Zig Ziglar

Qualquer que seja sua disciplina primária, você deve começar também o hábito de inflamar e manter sua motivação. Você não pode simplesmente esperar que apareça. Você precisa cultivar isso.

O leque de opções é amplo: você pode ler sua declaração de missão pessoal, olhar para um quadro de visão ou visualizar seu sucesso (ou seu processo para alcançar esse sucesso; ou ambos).

A chave é tornar um hábito, não inventar a ferramenta motivacional mais sofisticada.

Texto escrito em inglês por Michal Stawicki e traduzido pela Universidade da Mudança.

Continue no Blog da Universidade da Mudança e leia outros textos como esse!

Blog Artigos Universidade da Mudança