Mudar um hábito em 21 dias? É possível?

Com quanto tempo se constrói ou se muda um hábito ou até mesmo um vício? Existe regra para isso?

Alguns estudos bastante antigos da época do pós guerra dizem que levamos 21 dias para mudar um hábito. Porém, este argumento apesar de ser bem defendido, é também bastante criticado no tempo de hoje. Pois alguns cientistas e pesquisadores mais modernos dizem que não é bem assim. Alguns deles dizem que podem ser 60, outros 90,15 ou até 20 dias.

Mas algo que todos concordam é que força do propósito e a sua adaptação às mudanças (flexibilidade) podem fazer com que você mude um hábito com menos tempo.

E outra coisa que estes estudiosos atestam em comum é que há também a regra da persistência/perseverança.
Ou seja, insista mesmo que pareça que não vai se acostumar e que esteja incomodado ou descontente, continue com o pensamento da mudança e principalmente focado na prática. Isso é o mais importante!

Infelizmente, sobre ter uma regra de quantidade de dias para mudar um hábito, não podemos dizer ao certo. Não existe uma ciência tão mágica e nem exata assim. Mas continue fazendo, praticando todos os dias e não dê trégua para o seu cérebro voltar a fazer como você fazia antes, pois apesar de inteligente, ele é bem preguiçoso e sempre quer voltar à rotina.

Então, lute contra o seu cérebro e não contra o tempo, mesmo nos dias mais difíceis, porque dessa forma você vai construindo um novo jeito de viver e de se adaptar a um novo ambiente ou uma nova realidade.

 

*Texto publicado originalmente no Blog do Marcelo de Elias.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem a disposição do seu evento, basta entrar nesse link.

Ou quer saber mais sobre mudanças, competências e o mundo VUCA? Então baixe gratuitamente o e-book “As Novas Competências para o Mundo VUCA”.