Estratégia de gerenciamento de mudanças.

Estratégia de gerenciamento de mudanças

Uma estratégia de gerenciamento de mudanças fornece orientação e propósito para todas as atividades de gerenciamento de mudanças.

Simplificando, uma estratégia de gerenciamento de mudanças é um plano de como fazer algo diferente . Nos negócios, uma estratégia de gerenciamento de mudanças descreve maneiras específicas pelas quais uma organização abordará coisas como mudanças na cadeia de suprimentos, requisitos de estoque, programação ou escopo do projeto.

Definir a mudança

A criação de definições operacionais da mudança ajudará a equipe executiva a entender o que exatamente você está tentando realizar para cada área impactada. Enquadrar seus objetivos com uma forte proposta de valor fornece mais incentivo à equipe executiva para apoiar iniciativas de mudança. Pense na sua proposta de valor como “o que há para nós?”

Estabeleça o plano tático

O plano tático deve descrever as ações que serão tomadas para atingir um objetivo geral. Esforce-se para definir um tom positivo para a organização e resistir ao desejo de deixar problemas ou deficiências dominarem a comunicação. Em vez disso, concentre-se em ajudar os funcionários de toda a organização a entender os benefícios da mudança. Crie oportunidades para os funcionários fazerem perguntas e que eles saibam quais informações você pode compartilhar, quais informações não podem compartilhar e quando podem esperar mais atualizações. Um alto nível de foco deve ser delineado para os seguintes itens específicos: treinamento e um plano de comunicação, incluindo:

• Público-alvo
  • Tipo de comunicação (apresentação, eletrônico, email, etc.)
  • Frequência
  • Tipo de conteúdo
  • Suporte ao usuário final

Definir Sucesso

Desenvolva métricas, se possível, com base nas definições operacionais e na metodologia de como elas serão medidas.

Explique a importância de marcos claros: os marcos se tornam símbolos para os funcionários de que o plano está funcionando, o progresso está acontecendo, a direção ainda está certa e o esforço vale a pena.

Esclarecer os benefícios esperados

Esses benefícios devem ser claramente delineados para que todos os envolvidos entendam as vantagens de prosseguir com a mudança.

Delinear dependências e riscos

Dependências são os fatores críticos que podem impactar o sucesso da mudança. Esses fatores destacam para os executivos as áreas críticas em que sua influência, assistência e tomada de decisão podem ser solicitadas ao longo do projeto. As dependências também podem ser apresentadas como uma avaliação de risco com estratégias de mitigação propostas.

Resultados do relatório

Forneça relatórios de rotina (por exemplo, mensais ou trimestrais) à liderança executiva, que incluem como sua estratégia está acompanhando as métricas de destino e qualquer feedback dos usuários ou clientes.

Certifique-se de escalar imediatamente os problemas e desafios que impactarão o projeto, especialmente se for necessária uma intervenção executiva.

Divulgar relatórios de progresso para usuários finais e estabelecer vários canais para feedback.

As melhores práticas em gerenciamento de mudanças geralmente incluem uma força-tarefa ou equipe que “possui” a mudança organizacional e tem poderes para executá-la. A composição dessa equipe é extremamente importante e deve ser liderada por um líder credível. A equipe de gerenciamento de mudanças interage com as partes interessadas, aborda preocupações e supervisiona uma transição suave para as mudanças. As funções dentro da equipe requerem uma definição clara, incluindo as responsabilidades de cada membro. Um conselho consultivo de mudança também pode ser estabelecido para supervisionar as mudanças, oferecendo aprovação e orientação.

BÔNUS: Obtenha os detalhes

Para entender as características da mudança, você precisa responder a perguntas como:

• O que você está tentando realizar?
  • Quem será impactado?
  • Como os funcionários receberão treinamento e serão comunicados?
  • Quais são as métricas de sucesso?
  • Quais são os riscos potenciais?
  • Como o progresso e os problemas serão relatados?

* Texto publicado originalmente em inglês no site Quality Magazine e traduzido para o blog Universidade da Mudança.

Se você quer saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança, e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

E se você precisa de conselhos para ajudá-lo na gestão da sua empresa, baixe o E-book “Conselhos que todo gestor gostaria de ter recebido antes de aprender errando“.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Continue no blog e veja outros conteúdos como esse!

E-book Mundo VUCA