Dica de liderança: invista na sua equipe

Parte da construção do seu negócio é criar o valor que os clientes e os parceiros procuram e também os compradores em potencial. Muito disso está relacionado à propriedade intelectual em que a empresa se baseia, nos produtos que você cria e nos clientes que você cultiva. Mas em seu papel de gerente e líder, também há uma necessidade premente de criar e desenvolver uma equipe para atender às demandas e desafios do presente, além de fazer parte do mecanismo que impulsiona a empresa no futuro.

As pessoas, desde que sejam as pessoas certas, estão entre os ativos mais valiosos da sua empresa. Claramente, eles não são como outros ativos, e chamá-los que podem parecer um pouco degradantes; um funcionário brilhante não pertence à mesma categoria que móveis ou equipamentos de escritório. Mas eles estão contribuindo para a missão e seu sucesso geral, e, como algumas outras coisas, vale a pena investir neles para obter a melhor versão deles trabalhando para você.

O que você pode fazer para desenvolver seus funcionários ao máximo de seu potencial? Há várias coisas diferentes que você pode fazer para destacar o melhor dos membros da equipe, dependendo de personalidades e temperamento; a chave é entender seus impulsos e motivações e saber o que os alcançará e inspirá-los a se esforçarem ainda mais.

Colocar maior responsabilidade nos ombros de alguém pode parecer um fardo para alguns, mas para outros serve como recompensa e motivação. É uma demonstração de fé de sua parte nas habilidades deles e uma demonstração de sua crença de que eles são capazes de lidar com mais. E essa crença pode ajudar bastante a impulsionar essas pessoas a desenvolver suas habilidades e a promover papéis de promoção e liderança no futuro. Para muitos, há pouco que vai além em aumentar nosso orgulho e nossa auto-estima do que alguém dizer que acredita em nós, e muitas vezes queremos retribuir essa fé e prová-la bem colocada.

Palavras gentis e palmas nas costas só podem ir tão longe, no entanto. Em última análise, os aumentos no trabalho e na responsabilidade devem ser atendidos em espécie com remunerações financeiras para que seu pessoal saiba que você realmente os valoriza; Além disso, pode parecer que sua tática de motivação é simplesmente uma maneira de extrair mais trabalho deles sem precisar oferecer aumentos, mesmo que essa não seja sua intenção. Da mesma forma, as promoções (e os aumentos salariais dos atendentes) são algo que deve estar disponível para os membros da sua equipe ganharem, para que não pensem que não há espaço para avançar em relação à posição atual. Tanto quanto você poderia ter feito para cultivar um relacionamento forte e uma cultura sólida em torno de sua empresa, o dinheiro fala, assim como o progresso na carreira. Mesmo se você estiver em um estágio em que não pode oferecer muito no momento,

Separados e sem remuneração, as vantagens e benefícios podem ajudar bastante a obter o melhor da sua equipe. Há um benefício óbvio para os benefícios, pois eles oferecem tranqüilidade aos funcionários ao lidar com questões em potencial, como despesas médicas e todas as outras preocupações cotidianas da vida adulta. Mas as vantagens divertidas podem ser igualmente importantes para otimizar o desempenho de sua equipe. Coisas como passeios divertidos em equipe ou, digamos, uma mesa de pingue-pongue no refeitório mostram que você vê a importância do relaxamento e do equilíbrio na experiência de trabalho e que valoriza eles e o bem-estar deles como pessoa, em vez de apenas um trabalhador. Além do desgaste desnecessário e do estresse desnecessário, um local de trabalho mais feliz contribui para melhores trabalhadores e melhor trabalho.

É banal dizer que as pessoas que você contrata são importantes, principalmente se você assumir que sua equipe fará os trabalhos necessários para que você possa se concentrar em outro lugar. E os bons farão exatamente isso. Mas, simplesmente conectando as pessoas às funções e deixando de motivá-las ou motivá-las de outra forma, você está deixando de tirar o máximo proveito delas e do que elas poderiam ser. Isso não apenas ajudará você a longo prazo, mas também trará infelicidade e descontentamento que levam as pessoas melhores e mais talentosas a outros lugares em busca de um emprego que ofereça a oportunidade que elas não têm na sua empresa.

Ao cultivar uma boa equipe, espaço para crescer e os meios para ajudá-los a crescer são tão importantes quanto qualquer outra coisa em diante.

Texto escrito em inglês por Mary Juetten e traduzido para o Blog da Universidade da Mudança.

Continue no blog e veja outros conteúdos como esse!

Blog Artigos Universidade da Mudança

E-book Mundo VUCA