Como superar o medo da mudança de carreira

Não deixe seus medos impedi-lo de mudar de carreira e se tornar um profissional mais bem sucedido. Entenda suas causas e use estratégias eficazes para conquistá-las e tornar essa transferência livre de estresse para você.

Como não ter medo de encontrar um novo caminho de carreira

Todas as pessoas têm medo de mudanças. A maioria delas acha uma mudança de carreira assustadora, pois afeta suas finanças, status e segurança. Se a ideia de uma nova carreira faz com que você se sinta assustado e sobrecarregado, você não está sozinho porque fazer essa transição pode ser difícil e perturbador.

Eu tenho habilidades suficientes? Eu estou fazendo a escolha certa? Um novo emprego o empolgou porque traz oportunidades e expande sua rede, mas você deve saber como entender e superar os medos relevantes.

A importância de superar seu medo

Hoje em dia, é incomum as pessoas permanecerem na mesma carreira durante toda a vida profissional. Uma nova carreira pode trazer muitos benefícios, incluindo um novo incentivo para desenvolver uma base de habilidades e alcançar o sucesso. Em teoria, uma mudança de carreira parece ótima. Na prática, pode ser arriscado e assustador.

Segundo as estatísticas, muitos funcionários continuam seus trabalhos antigos, enquanto estão insatisfeitos com seu status de trabalho apenas porque enfrentam certos medos. Nós tememos a mudança porque sugerimos que ela pode remover a estabilidade da vida. Aprenda a superar esse medo ao empreender uma mudança de carreira.

Por que mudanças de carreira são assustadoras

Qualquer mudança é desafiadora por diferentes razões, e é por isso que muitas pessoas preferem ficar em sua zona de conforto. Por que uma nova carreira é difícil para você? Você pode pensar que:

  • É uma decisão importante com certas ramificações;
  • As empresas são avessas ao risco;
  • Há uma escassez de empregos;
  • Você não tem confiança suficiente;
  • É necessário comercializar-se para alcançar o sucesso;
  • A rede desempenha um grande papel e você não está familiarizado com isso.

Existem muitos medos relacionados à mudança de carreira, e estes são os exemplos mais comuns:

  • Medo de perder seu status;
  • Medo de lamentar essa decisão;
  • Medo de fracassar;
  • Medo de começar no fundo de uma escada de carreira;
  • Medo de não ser bom o suficiente.

Como lidar com seus medos

Se você tem medo de mudar, é completamente normal. Tudo o que você precisa fazer é resolver seus medos. Se eles são baseados em possíveis riscos, pesquise a carreira escolhida para entender melhor seus prós e contras e minimizar seu risco de falha. Como posso administrar esse medo? Siga estas instruções simples para estar preparado:

  • Peça conselhos e converse com profissionais que mudaram suas carreiras com sucesso;
  • Observe sua tagarelice mental e monitore seus pensamentos para determinar de onde seus medos são;
  • Considere qualidades úteis e lembre-se de suas características pessoais, como persistência e resiliência, que o ajudarão a conquistar todos os medos;
  • Aumente seus níveis de confiança e lembre-se de suas experiências passadas de superação de desafios;
  • Identifique e livre-se dos seus blocos.

Entenda que sentir medo é normal

Aceite que o medo faz parte do comportamento psicológico normal das pessoas, pois é a maneira mais fácil de conquistá-lo. Se você vivenciar períodos de inatividade, dúvidas e incapacidade de pensar com clareza, ficará com medo de fazer uma mudança de carreira. Nesse caso, você deve entender que isso acontece porque:

  • Você está andando em uma área desconhecida;
  • Você sente que pode falhar em um novo campo;
  • Você não quer perder sua reputação;
  • Você pode acabar com uma má escolha de carreira.

Depois de entender por que você está com medo ao considerar um novo caminho de carreira, você está pronto para superá-lo.

Explore os riscos relevantes e responda às perguntas

Quando você percebe porque está com medo, o próximo passo é explorar os riscos potenciais e fazer perguntas relevantes, incluindo:

  • O que você vai ganhar com um novo emprego?
  • O que acontecerá se for uma má escolha?
  • Quais são os problemas que você pode enfrentar?
  • Como minimizar os riscos potenciais?

Analise os fatores que fazem você se sentir assustado e entenda os números e fatos para se livrar das dúvidas e confusões. Não fazer uma mudança de carreira pode ser prejudicial para o seu sucesso profissional. Planeje uma estratégia eficaz para superar seus medos e aproveitar novas oportunidades.

Faça algo diferente a cada dia

Sua rotina deve incluir chamadas para recrutadores, enviar seu CV atualizado, discutir posições, etc. Você notará logo que você começa a se sentir mais confortável e com menos medo. Não hesite em obter a ajuda de especialistas que irão maximizar suas chances de conseguir o emprego do seu sonho!

Analise fatos sobre seu estilo de trabalho

Às vezes, as pessoas não entendem seus estilos de trabalho, e é por isso que têm medo de fazer uma mudança de carreira e fazer algo novo. Analise seu estilo de trabalho para determinar as áreas que você gosta e não gosta. Isso ajudará você a banir seus medos e permitir que você faça um novo trabalho com as atividades que você gosta.

Converse com seus amigos e colegas

Peça opiniões sobre você para avaliar sua experiência profissional. Você ficará surpreso ao obter um padrão mesclado. Você precisa torná-lo útil ao buscar uma mudança de carreira e superar seus medos.

Aceite o fato de que você está com medo

Entenda que é normal sentir medo porque você tem suas responsabilidades e reputação para cuidar. Você deve perceber que uma nova carreira lhe trará muitas coisas novas também. Sentir-se assustado e ficar no seu antigo local de trabalho não o ajudará de nenhuma maneira. Além disso, se você não gosta do seu trabalho, corre o risco de acabar deprimido, por isso é melhor superar o medo e impedir que ele o controle.

Mantenha-se positivo e divirta-se

Começar a ser positivo é uma das formas mais eficazes para conquistar o seu medo. Converse com outras pessoas que fazem movimentos de sucesso na carreira. Você notará que todos eles tinham problemas de medo. Comece a aproveitar sua mudança de carreira e mantenha seus níveis de ansiedade sob controle. Aprenda sobre as diferentes realizações e inspire-se todos os dias para se sentir despreocupado e confiante para enfrentar esse desafio.

No final, você deve entender que uma nova carreira é importante para levar sua vida ao próximo nível. Supere seus medos e colha novas oportunidades esperando por você.

*Texto original em inglês posta do Blog da ONREC e traduzido para o blog da Universidade da Mudança.

Continue do Blog da Universidade da Mudança e confira outros conteúdos como esse!

 

 

Deixe uma resposta

E-book Mundo VUCA