Como planejar um evento?

Ao planejar um evento, a primeira coisa que precisa ser definida é qual será o objetivo do evento.

O que é que você espera ao final da palestra? Que ela reforce algum ponto chave ligado ao objetivo ou tema central do evento? Ou espera apenas divertir o público? Busca transmitir algum conhecimento técnico? Ou quer um leve entretenimento?

Conhecer os objetivos do evento determinará se você deve contratar um palestrante-show, um palestrante mais reflexivo, um palestrante de negócios, um que mescle aventuras com o ambiente corporativo, um esportista, um palestrante motivacional que mexa com as emoções da plateia, um que venceu uma adversidade e seja um exemplo de vida, um filósofo, um professor, um político, uma celebridade, etc. É o objetivo de seu evento que determina o perfil do palestrante que você precisa.

O palestrante prof. Gretz, por exemplo, é uma excelente opção para eventos que requerem palestras bem humoradas e contagiantes. O mesmo podemos dizer da Leila Navarro, que possui uma excelente performance de palco e grande energia para despertar a motivação.

Qual é o público?

O perfil do público presente ao evento e o momento que a empresa está passando são fundamentais para a escolha do palestrante. Todos esses pontos são importantes na definição. A melhor maneira de saber qual palestrante os participantes do seu evento querem ouvir é sabendo quem, de fato, é o seu público e como ele se comporta. Comece traçando o perfil do evento e das pessoas que participarão. Dedique um bom tempo para entender como elas pensam e o que esperam dessa palestra.

O público é homogêneo ou heterogêneo? Qual é a faixa de idade dos participantes? Qual é o tema do evento? Ele permite falas mais informais ou exige seriedade? A palestra será introdutória ou deverá se aprofundar em um assunto técnico? Essas são algumas perguntas que podem nortear você na construção do perfil dos participantes.

O que seu público realmente quer?

Organizar eventos é uma tarefa que requer mesmo muita sensibilidade e atenção. Afinal, para planejar algo de sucesso e realizar momentos que fiquem na memória de todos, você precisa saber o que seu público deseja.

Ao participarem de uma palestra, as pessoas constroem expectativas sobre quem falará, o assunto que será abordado e o que eles aprenderão naquele encontro. Logo, você terá acertado se conseguir contratar um palestrante que responda positivamente a essas expectativas.

Alguns nomes em palestras são realmente grandes “coringas” e o sucesso é garantido, como, por exemplo, o grande professor e escritor Mário Sérgio Cortella, que é um dos mais requisitados palestrantes do país.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem à disposição do seu evento, basta entrar neste link.

Mas se você quer assistir trechos de palestras do Marcelo de Elias, aproveite nossa seleção com alguns deles.

Veja também: Palestras e o Palestrante Ideal

 

E-book Mundo VUCA