Como encontrar motivação com base no seu estilo de trabalho individual

Se você está trabalhando em um grande objetivo ou apenas tentando se atualizar para o dia, ficar motivado pode ser um desafio. Claro, você pode ler um monte de citações motivacionais, visualizar a si mesmo sendo motivado novamente ou se envolver em outras práticas. Mas entender seu estilo de motivação pode ser a chave para se preparar para um maior sucesso.

“A motivação é um pouco mais complicada do que o tipo de personalidade”, diz Janice Presser, PhD, fundadora e diretora de tecnologia da Teamability, uma empresa de tecnologia de formação de equipes. “E também é mais simples do que a maioria dos psicólogos afirmam.” Presser diz que há fatores-chave que nos inspiram. Entender o que as especificidades pessoais envolvem permite que você realize ações que os façam funcionar em seu benefício.

O que motiva você?

Confira esses quatro estilos de motivação e o que você pode fazer para colocar sua unidade em ação.

PODER

Um dos motivadores mais fortes é o poder. Cada um de nós tem esse fator motivador – nos ajuda a funcionar em um mundo desafiador e evolui para um desejo de domínio, diz Presser. Mas aqueles para quem o poder é o motivador dominante, o sentimento de ganhar é adorado, diz Presser. Eles prosperam em oportunidades para provar sua capacidade.

As pessoas motivadas pela influência se preocupam em como podem afetar os outros, além de serem levadas a sério. Eles podem ter um conhecimento especializado, habilidade ou talento que os torna uma autoridade. O fato de poderem usar esses atributos para ensinar ou causar impacto nos outros é uma força motriz fundamental para eles.

Motive-se. Mantenha sua motivação forte, sabendo o que é esperado de você e qual é o objetivo, diz Presser. Faça muitas perguntas sobre a natureza do trabalho e qual é o melhor resultado possível. A última coisa que você quer fazer é colocar esforço em algo que não vai entregar o sucesso que você almeja.

Aproveite ao máximo seu desejo de competir ou influenciar, rastreando métricas, como vendas, produtividade ou outras conquistas. Trate sua tarefa ou projeto como um jogo que você pretende vencer e continue a dominar seu ofício.

VALORES

Enquanto alguns são motivados pela vitória, outros são motivados pela crença, diz Presser. Pode ser crença em um conjunto de valores, missão, produto ou outra força motriz. A empresa de consultoria de gestão “2018 Global Talent Study”, da Mercer, descobriu que, entre os funcionários prósperos, três quartos dizem que sua empresa tem um forte senso de propósito que ressoa em seus valores pessoais. A crença nos ajuda a criar um relacionamento significativo com o mundo, diz Presser.

Além disso, os funcionários que têm uma forte relação de valores com o local de trabalho, muitas vezes, vão de bom grado. Vimos isso no dono da empresa que trabalha muitas horas em seus negócios porque acredita no que está fazendo ou no funcionário sem fins lucrativos que entende que o trabalho tem um impacto significativo em outras pessoas ou no mundo.

Motive-se. Seja a missão geral de sua organização ou o fato de que seu trabalho lhe permite sustentar a si mesmo e sua família ou fazer coisas que você ama, pense nas razões pelas quais você se levanta e vai trabalhar todos os dias. O que você ama no seu trabalho? Qual impacto positivo você tem? Concentre-se nas formas como o seu trabalho está ligado ao que é importante para você, como pessoa, para revitalizar sua motivação.