As 3 verdades científicas da motivação

Ninguém quer ficar desmotivado ou preguiçoso. Nos parabenizamos com o trabalho produtivo e significativo, mesmo quando é difícil. Nós apreciamos desafios significativos, até queremos ser responsáveis, mas simplesmente não gostamos de ser responsabilizados! Queremos contribuir, sentir-nos realizados, crescer e aprender todos os dias. Ansiamos por prosperar. Reconhecer nossa natureza para prosperar leva a uma questão crítica: Como eu me desenvolvo? Agora, graças a pesquisas inovadoras, sabemos a resposta. E é diferente do que fomos levados a acreditar.

Prosperar não depende de dinheiro, poder ou status. A prosperidade não vem de promoções, vantagens ou propulsão de resultados. Prosperar certamente não acontece por meio de pressão, tensão ou medo – ou mesmo força de vontade ou disciplina. Prosperar requer Escolha, Conexão e Competência. Motivação é a energia para agir. Escolha, conexão e competência geram a motivação de alta qualidade (energia) que você precisa para prosperar. Sua motivação de alta qualidade – e a energia para atingir seus objetivos e encontrar significado em sua busca – depende da criação de escolha, conexão e competência.

Nossa necessidade de escolha, conexão e competência foi verificada cientificamente, e acho que você vai ressoar pessoalmente com a definição e descrição de cada verdade científica.

1. Primeira verdade científica : criar uma escolha.

Você tem uma necessidade inata de perceber que tem escolhas, reconhecer e sentir que tem opções dentro dos limites e ter um senso de controle sobre o que está acontecendo a qualquer momento: “Eu sou a fonte do meu comportamento.” Quando você não cria escolha, sua energia é diminuída e você tem menos chances de alcançar seus objetivos.

2. Segunda verdade científica : criar conexão.

Você tem uma necessidade inata de sentir um sentimento de pertença e uma conexão genuína com os outros sem preocupações com segundas intenções, buscar metas alinhadas a valores significativos e um propósito nobre, e contribuir para algo maior que você. Quando você não cria conexão, sua energia é comprometida e, mesmo que você atinja suas metas, é menos provável que você considere a experiência significativa ou que vale a pena repetir.

3. Terceira verdade científica : criar competência.

Você tem uma necessidade inata de se sentir eficaz em administrar situações cotidianas, demonstrar habilidade ao longo do tempo e sentir uma sensação de crescimento e aprendizado todos os dias. Quando você não cria competência, sua energia é bloqueada e sua frustração por não conseguir enfrentar desafios ou progredir coloca em risco metas de longo prazo.

A evidência que apóia as três verdades científicas no centro de sua motivação é convincente, mas tudo que você precisa fazer é olhar ao seu redor. Observe que quando você cria escolha, conexão e competência, você sente uma sensação de bem-estar, está em um estado de fluxo ou experimenta uma paz profunda. Por outro lado, observe que quando uma ou mais das três verdades diminuem, você sente pressão, tensão, estresse, solidão, orgulho, superioridade, desespero, medo, raiva ou frustração.

Você pode estar se perguntando, se as três verdades de escolha, conexão e competência são os elixires mágicos para dominar sua motivação, por que todos não estão tirando proveito delas? A resposta está em quão profundamente enraizadas são as ideias ultrapassadas sobre motivação em nossas crenças e abordagens tradicionais à motivação. Chegou a hora de desafiar o que achamos que a motivação é e não é.

*Texto original publicado no Smart Brief e traduzido para o Blog da Universidade da Mudança.

Continue no Blog da Universidade da Mudança e confira outros conteúdos como esse!

Blog Artigos Universidade da Mudança