App brasileiro conecta pessoas interessadas em usar a tecnologia para mudar o mundo

Elaborado para a Singularity University, o SU App, aplicativo desenvolvido por brasileiros conecta pessoas interessadas em usar a tecnologia para mudar o mundo, recebeu a funcionalidade de chat, aproximando ainda mais a sua comunidade frente ao futuro e à resolução dos problemas mais urgentes do mundo.

Comunidade que reúne milhares de usuários em mais de 159 países, a Singularity University disponibiliza uma nova funcionalidade no aplicativo SU App. Com o chat, o aplicativo amplia sua experiência quanto à troca de informações, pesquisas e dados em áreas como inteligência artificial, robótica e biologia digital. A atualização da plataforma,  desenvolvida pela brasileira Cheesecake Labs, foi apresentada durante o SingularityU Brazil Summit 2019.

O Summit, que reuniu cientistas, formadores de opinião, especialistas e empreendedores em São Paulo, contou com a presença da Cheesecake Labs. Em um stand pensado para estar alinhado com o propósito do evento, a startup, que busca criar uma nova maneira de desenvolver colaborativamente produtos e soluções, coletou entre os participantes ideias para solucionar os principais desafios do Brasil em diferentes áreas, como educação, finanças, infraestrutura, segurança pública e alimentação. A ideia é estimular a inclusão de mais usuários na plataforma, além de reforçar a discussão a respeito dos temas citados.

Marcelo Gracietti, CEO da Cheesecake Labs, explica que o app conecta milhares de pessoas que participam dos cursos e eventos da Singularity University, possibilitando a realização de projetos e a continuidade do aprendizado. “No Summit, pudemos divulgar a ferramenta para um público variado. Algumas pessoas já tinham o aplicativo, mas não sabiam que podiam conversar com pessoas da mesma área de interesse. Por isso, levamos uma TV touch screen onde elas podiam testar a funcionalidade. Como qualquer pessoa pode acessar o aplicativo, mesmo quem não fez os cursos se interessou em participar. Tivemos um retorno positivo com várias pessoas baixando o app na hora”, completa.

O fato de ter sido uma empresa brasileira que desenvolveu a plataforma para uma comunidade internacional sediada em uma base da Nasa, no Vale do Silício, também chamou atenção de quem participou do evento. “Nosso stand ficou bem localizado, entre grandes parceiros da Singularity University, como a HSM e a Deloitte. Com isso, conseguimos mostrar nosso trabalho e enfatizar que uma startup catarinense está inserida em projetos de inovação como este”, explica Marcelo.

A versão inicial desenvolvida pela Cheesecake Labs foi uma plataforma somente para web em 2015. Hoje, está disponível também em iOS e Android e pode ser usada por qualquer pessoa interessada em explorar novas oportunidades e suas implicações, utilizando tecnologias exponenciais, para mudar o mundo. Ainda neste ano, serão desenvolvidas novas funcionalidades, algumas delas críticas para possibilitar ainda mais o direcionamento desta comunidade global, reunindo discussões específicas com players importantes do mercado global, com a possibilidade de serem acessíveis para pessoas do mundo todo.

Singularity University Brasil

No SU Summit, a Singularity University anunciou a primeira unidade no Brasil. Em parceria com a HSM, a instituição abriu vagas para mentores. “Há alguns requisitos que as pessoas interessadas devem cumprir. Elas podem se manter informadas pela plataforma e se conectar com outros pesquisadores antes de se inscrever”, sugere Marcelo.

Estes professores serão certificados SU em capacidades como liderança, inovação, tecnologias exponenciais, por exemplo. A programação iniciará no segundo semestre de 2019.

Sobre a Cheesecake Labs

Nascida em 2013, a Cheesecake Labs é uma empresa de design e desenvolvimento web & mobile que ajuda startups e empresas a aumentar seu impacto positivo por meio de tecnologia e de pessoas empoderadas. Com uma cultura disruptiva e com raízes no Vale do Silício, constrói produtos para diferentes indústrias em colaboração com startups e empresas dos EUA, Europa e Brasil. A Cheesecake Labs já desenvolveu mais de 100 aplicativos e impactou 46,5 milhões de usuários ao redor do mundo.

*Texto originalmente postado pela Revista HSM.

E-book Mundo VUCA