6 coisas que a maioria dos chefes temerá (mas os grandes líderes sempre fazem)

Transformar chefes em líderes começa com o desenvolvimento de alguns atributos-chave.

Por Marcel Schwantes

As práticas de liderança do século XXI, enraizadas no DNA dos melhores líderes do mundo , estão cada vez mais voltadas para as habilidades sociais – como transparência e franqueza radical – para moldar os resultados dos negócios.

Mas onde as empresas começam com o processo de mudança cultural e mudança da antiga forma de liderança? Simples: Nas decisões de quem contratar e promover em papéis de liderança.

Certos atributos que definem grandes líderes em ação são inegociáveis. Mas os tomadores de decisão nos esforços de contratação precisam ter uma compreensão educada e apoiada pela ciência sobre quais são esses atributos.

Esses atributos são filtrados para os funcionários da linha de frente que, por sua vez, se inspiram para perseguir um propósito comum e produzir um trabalho significativo.

Aqui estão seis desses atributos que separam os grandes líderes de meros chefes.

1. Grandes líderes não violam a confiança.

Líderes que defendem uma cultura de empresa aberta e transparente perguntarão diariamente: “Meu comportamento aumenta a confiança?” Para manter sua equipe psicologicamente segura e garantir que os valores compartilhados sejam mantidos com firmeza e não sejam violados, a confiança é um pilar não negociável que toda pessoa na organização – mas especialmente os líderes autênticos – deve seguir adiante.

2. Grandes líderes acreditam em seus trabalhadores.

Em uma  conversa  com  a  revista Rolling Stone em um dos pontos mais baixos de sua carreira, Steve  Jobs disse: “O importante é que você tenha fé nas pessoas, que elas sejam basicamente boas e inteligentes, e se você lhes der ferramentas, elas irão fazer coisas maravilhosas com elas.” À medida que Jobs evoluiu como líder, ele demonstrou crescente fé em seus funcionários e acreditou em suas habilidades de usar seus cérebros e talentos para criar e inovar.

3. Grandes líderes trabalham com medo, agindo com coragem.

Grandes líderes são humanos como todos os outros, mas são louvados por sua coragem, apesar do medo que os prende em circunstâncias desafiadoras. A pessoa comum pode sentir medo, desmoronar sob a pressão e fugir dele. O que distingue os grandes líderes é a bravura de “estar” e sentir o medo, e depois tomar uma decisão importante, apesar do medo.

4. Grandes líderes concentram-se nas coisas que mais importam.

Grandes líderes têm as mesmas 24 horas por dia que todos os outros. A diferença? Eles não se distraem com “objetos brilhantes” que tiram os olhos da visão, ou o que os faz levantar de manhã. Eles estabelecem limites claros em torno de suas prioridades e não têm problema em dizer “não” aos outros. Steve Jobs também disse :

“As pessoas pensam que o foco significa dizer sim à coisa em que você precisa se concentrar. Mas não é isso o que isso significa. Significa dizer não às outras centenas de boas ideias que existem. Você precisa escolher com cuidado. Eu sou na verdade, tão orgulhoso das coisas que não fizemos como as coisas que eu fiz. Inovar é dizer não a mil coisas.”

5. Grandes líderes sabem que todas as suas ações começam com integridade.

Joel Peterson, presidente da JetBlue Airways, e professor da Stanford Graduate Business School, diz que a base da confiança é a integridade de seus líderes. “Ter integridade significa … que a distância entre o que você diz que vai fazer e o que você realmente faz é pequena”, afirma Peterson , chamando-o de “lacuna de dizer”.

6. Grandes líderes entendem a força da humildade.

Larry Bossidy, ex-CEO da Honeywell e autor do livro  Execution: The Discipline of Getting Things Done , explica como a humildade obtém resultados e faz de você um líder mais efetivo: “Quanto mais você puder conter seu ego, mais realista você é seus problemas. Você aprende a ouvir e a admitir que não sabe todas as respostas. Seu orgulho não atrapalha a obtenção das informações necessárias para alcançar os melhores resultados. Isso não impede que você compartilhe o crédito que precisa ser compartilhado. A humildade permite que você reconheça seus erros. ”

Continue no Blog da Universidade da Mudança e leia outros textos como esse!

Blog Artigos Universidade da Mudança