3 razões pelas quais as pessoas não mudam

Você já se perguntou, “por que eu não mudo”? Ou então, “por que tal pessoa não muda”?

Por Marcelo de Elias

Se sim, no fundo você sabia que aceitar ou buscar uma mudança era o que você ou outra pessoa precisava para melhorar em alguma área da vida. Então, vamos entender melhor. É simples!

Pesquisas mostram que existem três razões principais pelas quais as pessoas não mudam:

1) Apego ao passado:

Isso é ser apegado aos modelos de sucesso que funcionaram, e então, a pessoa continua repetindo a mesma coisa. Neste caso, é preciso ter a mente aberta!

2) Alienação:

É claro que são poucas as pessoas alienadas, pois num mundo com tanta informação é difícil acreditar que tem gente que não está percebendo que tudo mudou, mas tem! Isso significa que precisamos aprender coisas novas. Então pesquise e estude.

3) Medo:

Este é a maior razão. É natural. Mas significa a pessoa se agarrar ao que já é conhecido e conquistado e preferir deixar como está, dessa forma, quando surge algo novo, nebuloso ou, até mesmo, ameaçador, nós o rejeitamos por medo de perder o que já conquistamos. Neste caso, seja ousado e tente!

Para enfrentar estes paradigmas é necessário que a pessoa entenda as vantagens e benefícios do novo, o que ela perde em ficar do jeito que está e o que ela deixa de ganhar quando não muda frente a um novo ambiente, desafio, mundo, momento e realidade.

Assim, quando a pessoa colocar na balança, ela chegará à conclusão de que precisa de coragem para fazer mudanças em sua vida. E que a coragem requer coração e vontade de fazer a diferença.

Para saber mais sobre Marcelo de Elias, o fundador e curador da Universidade da Mudança e conhecer as palestras que ele tem a disposição do seu evento, basta entrar nesse link.

*Texto publicado no Blog do Marcelo de Elias.

Continue do Blog da Universidade da Mudança e confira outros conteúdos como esse!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *