10 coisas que você pode fazer para mudar o mundo

Todos os dias, somos inundados de histórias sobre como o mundo está indo para o inferno. Guerra, pobreza, poluição … todos os tipos de atrocidades são atiradas em todas as direções e é o suficiente para levar até mesmo a pessoa mais despreocupada a um abismo de desespero.

Felizmente, uma ótima maneira de neutralizar tudo o que é feio é a mudança que queremos ver. Nenhum de nós pode mudar o mundo todo sozinho, mas fazendo pequenas alterações em nossas próprias vidas e encorajando os outros a fazer o mesmo, ocorre um efeito de bola de neve que pode afetar todo o planeta no tempo. Aqui estão algumas maneiras simples que você (sim, até mesmo você) pode ajudar a trazer mudanças positivas no mundo:

Compartilhar positividade

Para cada gota de lixo horrível circulando na Internet ou nas notícias, há uma história linda e maravilhosa para neutralizar isso. Pare de chafurdar na fealdade do medo que a mídia em geral tenta atirar em você e, em vez disso, deixe-se inspirar pela maravilha, beleza e compaixão do mundo. Sites como The Daily Good, Notícias Positivas e até mesmo a seção “Boas Notícias” do Huffington Post estão repletos de histórias edificantes que podem servir para lembrá-lo de que há muita coisa boa no mundo. Uma vez que seu coração está brilhando, twitte e fixe essas histórias para que outros possam se inspirar também.

Plantar um jardim

Você ficaria surpreso com o que uma pequena porção de espaço verde pode fazer pelo meio ambiente, e se você tem um pouco de terra que você pode transformar em um jardim, você fará mais impacto em seu canto do planeta do que você perceber. Plantar e colher sua própria comida significa que menos tem que ser trazida de outros países, o que diminui a quantidade de combustível que será lançada na atmosfera.

Se em vez de comida você quiser um jardim de flores e ervas, plante flores que atraiam e alimentem polinizadores como abelhas, borboletas e pássaros: eles estão desaparecendo em um ritmo alarmante por causa do uso de pesticidas e inseticidas, então uma horta orgânica cheia deliciosas flores e plantas de semeadura (como girassóis, amaranto e painço) ajudarão exponencialmente. Se você não tem sua própria terra, mas tem um polegar totalmente verde, considere se envolver em um projeto de jardim comunitário: você ajudará os outros a desenvolver suas habilidades de jardinagem, ajudar a capacitá-los, mostrando-lhes como ser auto-suficiente. sua segurança alimentar, e esse jardim se tornará um ecossistema de apoio a todos os tipos de insetos e pequenos animais.

Meditar

Você não precisa seguir nenhuma religião ou filosofia em particular para meditar, nem a meditação precisa envolver sentar-se de pernas cruzadas no chão enquanto canta em um idioma que você não entende. Em última análise, a meditação é apenas uma prática de mindfulness que envolve acalmar seus pensamentos e emoções para que você possa estar no momento presente. Isso ajuda a acalmar os nervos desgastados para aliviar o estresse e a ansiedade e cria uma sensação de paz e tranquilidade de espírito. Essa paz interior reflete sobre todas as outras facetas da vida: você pode ter mais paciência com os outros, ou ter maior auto-estima, ou mesmo apenas ser capaz de apreciar os pequenos pedaços de beleza que você encontra em vez de ser inundado por toda a negatividade no mundo.

Falar e tomar decisões

Se houver problemas que lhe dizem respeito, use sua voz para chamar atenção para eles. Assine petições, escreva cartas para o seu membro do parlamento, marque uma reunião com alguém que tenha o poder de mudar as coisas e discuta suas preocupações com elas. Se alguém que você conhece trate mal de outra pessoa, chame-a pelo seu mau comportamento: dizer que nada é basicamente aceitar o mau comportamento e fará com que quem se machuque sinta que ninguém está lá para apoiá-lo ou defendê-lo. Se você descobrir que a empresa que fabrica sua barra de chocolate / desodorante / bebida preferida tem práticas questionáveis, encontre um produto mais ético do qual goste e escreva para a empresa que está boicotando para que eles saibam por que você Não os suportarei mais. Sua voz pode causar um impacto profundo, então seja ouvida.

Limpar

Provavelmente você é bastante vigilante com relação a descartar o lixo corretamente, mas outros podem não ser tão conscientes. Se você vê um pedaço de lixo mentindo sobre algum idiota que jogou fora da janela do seu carro ou apenas caiu no chão, jogue-o para fora. Mantenha um par de luvas de borracha ou látex na sua bolsa se não quiser tocar em nada que seja potencialmente “estridente”, mas lembre-se de que cada esforço ajuda na limpeza dos nossos espaços.  Junte forças com outras pessoas para limpar rios, margens de lagos, lagoas, riachos e até praias ao longo do oceano. Existem iniciativas em vários países, basta fazer uma busca rápida por grupos de limpeza ambiental em sua área e se envolver!

Nesse mesmo tópico …

Parar de poluir a água

Você já esteve com sede? Quero dizer,  tão sedento que sua garganta começou a se fechar e seus lábios estavam rachando e você pensou que ia morrer? Considere o fato de que nossos corpos são compostos de quase 70% de água, e quase todos os animais e plantas precisam de água para sobreviver. Então pense no fato de que apenas 2% de toda a água na terra é potável, e uma quantidade significativa disso está agora poluída por causa de toda a porcaria que continuamos despejando nela.

Cada gota de limpador químico, cada gota de tintura de cabelo, cada pedacinho de pesticida, tinta, detergente não biodegradável, limpador de vaso sanitário, etc. entra no sistema de água, e embora a água potável nas cidades seja muito filtrada, a maioria dessas toxinas ainda vaza para o solo e o lençol freático subterrâneo, matando a vida em todo o planeta.

Pessoas e animais em todo o mundo muitas vezes têm que escolher entre morrer de sede e envenenar-se com suprimentos de água contaminados. Seja muito consciente sobre o que é que você derramar seus drenos ou usar em seus gramados e tentar ser o mais ecológico possível. Se você tingir seu cabelo, experimente corantes à base de plantas ou hena. Em vez de produtos de limpeza domésticos agressivos, tudo o que você realmente precisa é de vinagre, bicarbonato de sódio e óleos essenciais. Para ajudar a tomar medidas para a água potável.

Reconsiderar seus hábitos alimentares

Escreva uma lista dos itens que você normalmente compra na mercearia e pense em fazer uma pequena pesquisa sobre a origem desses itens. Sua marca favorita usa principalmente ingredientes OGM? Se você come carne, é de fontes locais onde os animais são tratados eticamente? Os seus ovos são caipiras ou eles vêm de um lugar onde as aves são amontoadas em pequenas gaiolas? O açúcar que você compra é colhido por crianças? Os vegetais orgânicos são colhidos por pessoas que ganham um salário digno? Aprofunde as fontes da sua comida e determine se você está contribuindo para o bem-estar dos outros ou se seus hábitos podem ser um pouco mais compassivos e conscientes.

Saiba mais sobre o que você compra / veste / usa

Assim como a comida, a roupa tem que vir de algum lugar, mas poucas pessoas dedicam tempo para realmente pesquisar as origens de suas roupas. A empresa que fabrica sua camisa usa algodão com pesticidas em um país em desenvolvimento? Seus jeans foram costurados pelas mãos das crianças na Tailândia ou na Índia? Algum animal foi prejudicado para obter aparas de pele reais para o seu casaco ou botas? Alguma água foi poluída para criar o PVC em sua sacola ou sapato? Eduque-se para que possa educar os outros e falar mal dos maus tratos quando se deparar com ele.

Leia também:

Seja Voluntário

Há muitas maneiras diferentes de doar seu tempo a outras pessoas, por isso não pense que você precisa se colocar em uma situação com a qual não se sente à vontade para fazer a diferença. Algumas pessoas podem ser felizes trabalhando em cozinhas de sopa ou ajudando os jovens de rua, enquanto outros não, e isso é totalmente certo! Há oportunidades de voluntariado para pessoas de todas as idades, profissões e habilidades físicas. Se você gosta do ar livre, considere fazer algum trabalho voluntário para ajudar a limpar os parques. Você é um amante dos animais?

Ofereça-se para passear com cães em um abrigo de animais algumas vezes por mês, ou talvez ajude a fazer campanhas contra a fome, etc. Você é um profissional super ocupado? Considere doar uma hora ou mais por mês para ajudar os mentores jovens que desejam seguir seus passos. Você é astuto? Você pode usar fios de reposição tricotando ou crochetando chapéus, cachecóis e luvas quentes para os necessitados, como mulheres e crianças em abrigos, ou até mesmo órfãos e refugiados estrangeiros. Acreditamos que existe um trabalho de caridade que é perfeitamente adequado para você e que não é preciso muito esforço para fazer uma diferença dramática na vida de outra pessoa.

Seja Gentil

Todos nós ficamos frustrados e chateados de vez em quando, mas a energia que nós colocamos no universo tende a ter um efeito dominó: a pessoa que você gritou no trânsito pode levar suas frustrações para um barista, que então vai para casa e grita. em seus filhos porque ela teve um dia ruim, e as crianças vão brigar umas com as outras porque elas não sabem como lidar com a negatividade que foi forçada sobre elas. E assim por diante, com a teia de hostilidade crescendo cada vez mais à medida que varre a população. Se você se sentir irritado ou frustrado com uma situação, dê um passo para trás e realmente considere o que está acontecendo. Esta é uma oportunidade para você ser mais paciente? O que você pode aprender com essa situação? Se você mudar de tom e for mais compassivo com os outros envolvidos, poderá alcançar um resultado mais positivo?

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site LifeHack e traduzido pela Universidade da Mudança.

Além de reagir positivamente a circunstâncias desconcertantes, também podemos tomar a iniciativa de derramar algo de bom no mundo. Praticar atos aleatórios de gentileza também cria um efeito dominó, à medida que os outros apreciam o que foi feito para eles e decidem fazer o bem por sua vez. Pagar o café de outra pessoa em um drive-through irá instantaneamente iluminar o dia deles, e há mais de 90% de chance de que eles paguem pela pessoa que está por trás deles, e assim por diante. Este vídeo ilustra esse conceito perfeitamente, na verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO ORGANIZAR PALESTRAS?

Este e-book traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.
Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK