Um novo sistema que consegue “ouvir seu pensamento”

Hoje a bola de cristal é um computador! Já é possível ouvir seu pensamento.

Um novo sistema que consegue “ouvir seu pensamento"

Imagine um sistema que permitisse que você se comunicasse de forma silenciosa e privada com um computador ou com a internet, simplesmente pensando – sem nenhum movimento facial.

Esse sistema acaba de ser inventado por pesquisadores do MIT.

O sistema AlterEgo é um headset capaz de identificar e traduzir a subvocalização, palavras verbalizadas internamente, utilizando eletrodos ao redor da mandíbula e do queixo. Seria a mesma coisa que ouvir e falar palavras “em sua cabeça” em linguagem natural.

Com o auxílio da inteligência artificial, os pesquisadores do MIT conseguiriam identificar padrões nas ondas cerebrais e nas expressões faciais das pessoas. Os sinais são alimentados a uma rede neural que é treinada para identificar as palavras subvocalizadas desses sinais.

Os fones de ouvido, de condução óssea, também transmitem vibrações através dos ossos da face até a orelha interna para transmitir informações para a pessoa – de forma particular e sem interromper uma conversa que por caso ela possa estar tendo. O dispositivo se conecta a qualquer dispositivo de computação via Bluetooth.

Uma conversa bidirecional, silenciosa e discreta com as máquinas

“A ideia era ter uma plataforma de computação que conecta o humano e a máquina e parece uma extensão de nossa própria cognição”, explica Arnav Kapur, pós-graduando do MIT e principal autor do estudo, apresentado em março na 23ª IUI ’18 – Conferência Internacional sobre Interfaces Inteligentes de Usuários.

Veja o texto completo nO Futuro das Coisas!

Um novo sistema que consegue “ouvir” as palavras ditas em sua cabeça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal Baixar este E-book Gratuito?

Ele traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.

Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK