Quer mudar de emprego? 4 coisas para levar em conta

Quer mudar de emprego? 4 coisas para levar em conta

Mudar de emprego é algo presente no coração de muitos brasileiros. Para se ter uma ideia, um levantamento feito pelo Google mostrou que “emprego novo” foi um dos termos mais buscados na plataforma online em 2017, com crescimento em 12 vezes em comparação a 2016.

A informação faz todo sentido se olharmos para a situação do mercado de trabalho brasileiro.

A crise econômica e a taxa de desemprego vem desde 2013, quando ocorreram grandes demissões em fábricas por toda a indústria brasileira. Sem contar os escândalos políticos que abalaram a economia como um todo.

Por outro lado, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a primeira queda significativa dos índices de desemprego no país ocorreu no segundo trimestre de 2017. Então o cenário é otimista a partir daí.

No entanto, não basta estar empregado. Vivemos uma era em que o salário e a carteira assinada já não são mais o maiores motivadores. Ao buscar por um emprego novo, os brasileiros devem questionar os motivos que o levam a trabalhar no que trabalham e qual a satisfação em fazer o que fazem.

Então se você está em busca de novos significados e quer mudar de emprego, veja aqui os fatores que nós, da Rock Jobs, selecionamos e que devem ser analisados para a tomada de decisão:

Entenda qual é a sua motivação

A motivação no trabalho é um fator determinante no momento de mudar de emprego. Se as suas atividades já não te estimulam mais, nem oferecem desafios, a motivação não será a mesma. Faça uma lista das coisas que te dão mais e menos prazer e veja se ainda há algo que possa ser melhorado antes dar um passo maior. Busque um significado!

Observe o cenário em que está

Toda mudança gera um risco. Por isso, observe quais as áreas são as mais estáveis ou tendem a crescer. Outro ponto importante é observar as tendências e avaliar se vale à pena enfrentar outros mercados ainda não explorados, mas que podem vir a ter um boom futuramente. Crie suas oportunidades!

Busque empresas com os mesmos valores que os seus

Quando os valores da empresa estão alinhados aos seus e você acredita fielmente neles, o clima organizacional é mais favorável e você se sente parte daquela missão. Muitos profissionais são frustrados por terem de agir contra seus princípios para garantir seus empregos. Já, quando se sente parte de um propósito maior, no fim do dia, mesmo com muito cansaço, você tem a sensação de dever cumprido. Siga seus valores!

Analise o que será mudado em sua vida ao mudar de emprego

É impossível dizer que vida e trabalho são coisas que não se misturam. O trabalho faz parte da sua construção como pessoa, por isso é preciso analisar quais os fatores que vão influenciar sua vida com a mudança de emprego. Por exemplo: Terá de mudar de cidade? O novo emprego influenciará em seus tempos livres? Leve em consideração também o salário, a localização e os benefícios e compare-os com o emprego atual. Reorganize sua vida!

Então… Hora de mudar?

Ao avaliar esses fatores, converse com amigos, família e pessoas que já tenham passado por algo semelhante. Receber conselhos de pessoas com outros pontos de vista também te ajudará a ter mais segurança no momento decisivo. Mudar de emprego não é uma tarefa fácil. Exige uma certa coragem. No entanto é mais arriscado ficar onde está e infeliz, do que buscar o novo, que te dê mais prazer. Seja feliz fazendo o que ama!

Se considera esse texto útil que pode ajudar outras pessoas no processo de transição, compartilhe nas redes sociais! Espalhe positividade!

Fonte: Blog Digital Marketeam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO ORGANIZAR PALESTRAS?

Este e-book traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.
Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK