Quais os maiores desafios dos empreendedores brasileiros?

Quais os maiores desafios dos empreendedores brasileiros?

Pesquisa encomendada pela Endeavor aponta algumas respostas. Veja aqui as informações principais que estão em destaque no portal.

O Brasil está passando por uma de suas mais agudas crises econômicas da história. Mais do que nunca, os empreendedores podem e precisam ser parte fundamental da solução, ajudando o país a recuperar a rota de crescimento e desenvolvimento. Para que eles possam cumprir seu papel, atingindo o máximo de seus potenciais, é essencial que uma série de amarras sejam eliminadas do ambiente empresarial brasileiro, começando pelos desafios que os próprios empreendedores definem como mais urgentes no dia a dia das suas empresas.

Empreender é encarar desafios dos mais variados tipos.

Todo dia, empreendedores precisam priorizar sua infindável lista de demandas. Não são poucos os que se perdem nessa rotina e acabam tendo que “apagar incêndios” com frequência. A boa notícia é que geralmente os desafios de um empreendedor são os mesmos de milhões de outros. Isso faz com que empreendedores e organizações de apoio possam focar suas ações nessas maiores demandas.

Por isso, a Endeavor quis entender quais são os maiores desafios dos empreendedores brasileiros e o que eles fazem para resolvê-los. Quais são suas aspirações para o futuro do negócio? Assim, foi organizada e aplicada uma pesquisa pelo Datafolha com quase 1.000 empreendedores a frente de empresas com diferentes níveis de performance.

Nesse estudo, empreendedores de todo o país e um grupo selecionado de empreendedores apoiados pela Endeavor foram questionados sobre o quanto cada um dos 10 tipos de desafios das empresas geram dores de cabeça no dia a dia dos seus negócios.

Os resultados mostram que, geralmente, todos os empreendedores, independentemente da performance da empresa, costumam ter maior nível de dor nos mesmos temas, com algumas exceções. A forma como cada um desses temas é trabalhada em cada empresa, com certeza, varia. Mas essa homogeneidade ajuda empreendedores e organizações de apoio a priorizarem ações e gastarem mais energia nos temas mais comuns.

O desafio é geral:

Gestão de pessoas é o maior desafio dos empreendedores (média de dor de 6,7, no geral – numa escala de 1 a 10). Nesse tema, formar lideranças é a principal dor apontada pelos empreendedores (média no geral de 6,8).

Marcelo de Elias – Palestrante sobre Gestão de Pessoas e Mudanças. |

Desenvolver lideranças é o principal desafio da área para todos os tipos de empreendedores, sendo ainda mais dolorido para os Empreendedores de Alto Impacto. Porém, ações de desenvolvimento de lideranças são as ferramentas de gestão menos aplicadas pelas empresas, com exceção de plano de carreira, que também é uma boa ferramenta de preparo de líderes.

Se quiserem mudar esse cenário, as empresas precisarão investir mais nessas boas práticas. As médias ao fim da tabela sintetizam esse resultado. Porém, essas boas práticas, aparentemente precisam ser aplicadas com mais eficiência nas empresas, já que os desafios de pessoas são enormes.

Quer saber mais sobre essa pesquisa e acompanhar os resultados? Acesse o relatório completo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO ORGANIZAR PALESTRAS?

Este e-book traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.
Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK