Profissões do futuro (as mais improváveis)

Profissões do futuro

Ainda não há consenso sobre o número de empregos que serão destruídos por causa da tecnologia. Enquanto alguns estudos dimensionam em 7 milhões as substituições de seres humanos por máquinas nos próximos cinco anos, outros apontam que cerca de 30% das vagas serão tomadas por robôs.

Uma pesquisa do DaVinci Institute, consultoria americana dedicada a pesquisas sobre o futuro que presta serviços para organizações como Nasa IBM, vai mais longe, projetando o desaparecimento de 2 bilhões de postos até 2030. “Mas a única coisa certa até agora é que as pessoas estão ficando paranoicas sobre o futuro do trabalho”, diz Thomas Frey, consultor em futurologia e diretor executivo do DaVinci Institute.

O pânico até faz sentido: de acordo com uma projeção da PwC, que dividiu os riscos de automatização por áreas e países, 48% dos trabalhadores serão substituídos por máquinas só nos Estados Unidos nos próximos dez anos. Na Alemanha serão 35%; e no Japão, 21%. Transporte e logística estão entre os setores que aparecem na dianteira, com a possibilidade de troca de 56% da mão de obra real por computadores, seguidos por vendas (44%) e finanças (32%).

O Portal Exame reuniu cinco áreas com cargos inusitados que existirão no futuro, as quais gostaríamos de compartilhar aqui na Universidade da Mudança. Trata-se de um tema muito interessante para debater, não acha?

• Segurança
  • Tecnologia
  • Serviços
  • Meio Ambiente

Clique aqui e veja os cargos e o texto completo!