O Que é o Mundo VUCA?

Os americanos usam uma abreviatura para explicar o mundo de hoje. Eles dizem que o mundo é VUCA (em inglês) ou VICA (em português). E eles tem razão! O mundo muda em velocidade muito acelerada e com destino incerto, proporcionando várias respostas para uma mesma questão.

O exército americano já usava a sigla VUCA para descrever a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) nas diversas situações e contextos de guerra. O uso militar dessa sigla começou no final dos anos 90 para tratar das ferramentas e métodos necessários para fazer frente a um ambiente extremamente agressivo e desafiador. Após os atentados terroristas desde 2001, os contextos VUCA passaram a ser o novo “normal” no ambiente militar americano.

O uso no mundo dos negócios é mais recente, começou a ser usado a partir de 2010, mas não difere do pensamento militar, afinal, o ambiente empresarial na atualidade também é agressivo, desafiador, competitivo e veloz, ou seja, esse também é o novo “normal” das organizações de qualquer natureza.

O mundo VUCA não poder ser dissociado da gestão baseada em riscos. Estar aberto às novas possibilidades em um ambiente de incertezas certamente passa pelo desejo e coragem de transitar em novos caminhos antes nunca utilizados. É neste MU-VUCA (Mundo VUCA) que estamos vivendo. E, já que estamos inseridos nele, temos que nos reinventar e compreender para sobreviver dia após dia, enfrentando os diversos desafios e riscos.

Sintetizando diversos conceitos e suas definições, podemos explicar o VUCA dessa forma:

VOLATILIDADE

Trata-se da velocidade em que ocorrem as mudanças e seus impactos. Atualmente nada é permanente e as tecnologias, preferências,
tendências e certezas são inconstantes e altamente mutáveis. Quer dizer que o mundo é muito fluido, muito líquido, ou seja, muda muito
rapidamente. Aquilo que ontem era de um jeito, amanhã já é de outro. E essa volatilidade faz com que o mundo empresarial seja bastante
desafiador. Essa característica indica a magnitude das mudanças, que podem ser maiores e mais surpreendentes.

INCERTEZA (Uncertainty)

Se relaciona com as dúvidas, indecisões e imprecisões típicas de um contexto em que os conhecimentos são normalmente incompletos. Por isso é cada vez mais difícil levantar cenários futuros com base em acontecimentos passados. Nós temos dificuldade de enxergar para onde vamos e qual o próximo passo. Nós não sabemos, ao certo, o que vai acontecer amanhã. Há alguns anos atrás, seria um pouco mais fácil fazer previsões, ou seja, olhar para frente e identificar como seria a empresa no futuro. Hoje é muito difícil fazer previsões justamente por causa dessa incerteza. O futuro está difícil de ser previsto.

COMPLEXIDADE

É a dificuldade de compreender o resultado das interações das inúmeras variáveis de uma determinada situação, desafio ou problema. É comum encontrarmos contextos que possuem múltiplos aspectos ou elementos cujas relações de interdependência são incompreensíveis ou confusas. As respostas para o mundo são muito difíceis assim como as relações são diferentes. Não podemos dizer que existe apenas uma resposta correta, mas sim diversas possibilidades de respostas para as situações. Essa característica mostra que existem diversos fatores internos e externos que podem afetar o negócio e que, muitas vezes, estão fora do controle do gestor.

AMBIGUIDADE

A maioria das situações em que vivemos aceita diversas possibilidades de caminhos diferentes justamente porque podem assumir diferentes sentidos. São várias possíveis respostas a uma única questão, mas, nem todas costumam apresentar as melhores soluções. Essa característica nos mostra que, muitas vezes, é muito difícil entender a natureza do problema. Pelo fato de existir tantas incertezas e falta de clareza no mundo empresarial, torna- se cada vez mais difícil encontrar uma coerência nos acontecimentos em busca da melhor solução, o que pode gerar más interpretações e falsas respostas. Não é mais “isso OU aquilo”.

O cenário agora é “isso E aquilo”. Podemos representar VUCA através de uma matriz que faz a correlação entre o “conhecimento que temos sobre uma determinada situação” e a “previsibilidade dos resultados possíveis de nossas ações”. Quando temos uma situação onde conhecemos bastante sobre ela e temos ampla noção da previsibilidade de nossas ações, podemos dizer que estamos em um contexto Volátil, pois, apesar desses dois atributos derem positivos, sabemos que as coisas podem mudar rapidamente e as certezas e conhecimentos podem ficar obsoletos.

A Incerteza é fruto de situações com ações de resultados imprevisíveis, mesmo que tenhamos conhecimento sobre elas. Quando possuímos pouco conhecimento sobre determinados contextos e cenários podemos dizer que estamos em situação de Complexidade, mesmo que saibamos com bastante precisão os resultados de nossas ações. A Ambiguidade, por sua vez, é decorrente de situações em que temos pouca previsibilidade das ações e baixo conhecimento.

 

Baixe o E-Book As Novas Competências Essenciais para o Mundo VUCA! É grátis!

Aproveite para adquirir também o conteúdo resumido em forma de infográfico. Tenha-o sempre à vista para não perder o foco! Ele está disponível aqui!

Conheça a palestra “Oportunidades e Desafios em um Mundo VUCA”, com Marcelo de Elias. Solicite já um orçamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO ORGANIZAR PALESTRAS?

Este e-book traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.
Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK