O futuro não é mais como era antigamente

Futuro Informação

O Facebook tem 2 bilhões de usuários trocando mensagens diariamente, gerando dados que digitalizam a expressão dos nossos sentimentos, experiências e relacionamentos. Todo dia, 50 milhões de tweets passam pelo Twitter. O Google recebe 31 bilhões de buscas por mês.

É um volume de dados nunca antes visto na história da humanidade. E isso só cresce. Exponencialmente.

E qual o ativo essencial dessas empresas?

Informação.

Acredita-se que nos próximos anos, a maioria dos grandes empreendimentos construirá seus negócios a partir de novas fontes de informação ou pela conversão de ambientes antes analógicos em informação.

Esses dados abastecem um sistema de inteligência artificial que alimenta o robô que vai ocupar o seu emprego.

E as mudanças que impactam o mundo hoje não param por aí. O dinheiro vai deixar de existir do jeito que a gente conhece. A expectativa de vida só cresce – pesquisadores acreditam que já existem pessoas que viverão até os 150 anos. A cura de doenças como o câncer estará ao nosso alcance daqui a pouco. Impressão 3D nem chegou na sua casa e já se fala em automontagem e impressão 4D.

A tecnologia que experimentamos hoje muda nossa vida e cria novos padrões de comportamento. A sociedade inteira é alvo e protagonista de toda essa disrupção.

E se o valor de qualquer negócio estará na informação produzida pelo volume avassalador de dados que estamos gerando, talvez o seu valor profissional esteja justamente naquilo que não pode ser transformado em dados. Capacidades humanas como criatividade, empatia e sensibilidade terão ainda mais valor, e serão os grandes diferenciais dos profissionais de sucesso do futuro.

Mudanças sempre existiram. O mundo muda desde sempre. Se a diferença agora é a velocidade, incomparável ao que vimos até então, talvez a melhor forma de viver esse novo momento seja estar aberto à aprender (e desaprender e reaprender, como disse Alvin Toffler) e se adaptar, ou a ruptura será de fato abaladora.

É.. O futuro não é mais como era antigamente…

Veja essa ótima reflexão feita pela Clarisse Pantoja para o Portal “O Futuro das Coisas”!

O futuro não é mais como era antigamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO ORGANIZAR PALESTRAS?

Este e-book traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.
Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK