Lutador do UFC venceu depressão e vício ao libertar escravos no Congo

Justin Wren é um profissional de artes marciais mistas que anteriormente competiu pelo UFC e tem mais de 13 vitórias profissionais em seu currículo. Ele alcançou o seu sonho de se tornar um lutador profissional aos 18 anos, mas a experiência não era suficiente para ganhar a luta contra a depressão e o vício em drogas naquela época. Quando ele tinha 23 anos, tentou suicídio. No ponto mais baixo da vida, Justin percebeu que ele queria fazer algo significativo, para fazer uma mudança no mundo que realmente importasse.

Se deparou com os pigmeus do Congo, que estavam presos em um ciclo de escravidão e abuso pela tribo Mokpala. Os pigmeus não tinham terra e eram obrigados a trabalhar por comida, nada mais que pequenas bananas por dia, para uma família inteira dividir. Isso as mantinham famintas e dependentes de seus senhores. Vendo esse sofrimento, Justin percebeu o que ele tinha que fazer: “Eu estava lutando contra as pessoas, mas na verdade eu deveria lutar pelas pessoas”, lembrou.

“Seria tolice da nossa parte vir até os senhores de escravos e dizer ‘Ei, queremos libertar o seu povo!'”, explicou Wren, “Então você tem que sair de uma maneira respeitosa para ambas as partes. Você não pode amar um lado e odiar o outro”. Então, Wren usou água para ajudar os dois lados. Ele se juntou a Water4 e fundou a instituição de caridade ‘Fight for the Forgotten’ para empregar a força de trabalho local, dando-lhes empregos, para perfurar poços em áreas inacessíveis. Desta forma, ele não só ajudou os pigmeus escravizados, mas também seus senhores de escravos, resolvendo o conflito sem hostilidade.

Desde o início de sua jornada, há 8 anos, Wren fez várias expedições e campanhas de caridade com ‘Fight for the Forgotten’ para ajudar sua família Pigmy. Ele usou alguns de seus ganhos para comprar terras para os pigmeus e cavar poços, o que não só melhoraria sua saúde geral, mas também salvaria seus filhos da morte por doenças transmitidas pela água.

Você também se emocionou com essa história? Faca uma doação para a causa no site da Water4.

Mais informações: Facebook

Você também gostou? Compartilhe com seus amigos! Lembre-se de curtir a Universidade da Mudança no Facebook para conhecer mais histórias como essa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO ORGANIZAR PALESTRAS?

Este e-book traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.
Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK