Iridium: o fracasso que ensinou à Motorola (e ao mundo) a força devastadora da inovação

Um dos principais pontos que define o sucesso de uma empresa é o seu potencial de inovação. Em uma época altamente tecnológico e com rápida multiplicação de empresas e startups, fica cada vez mais difícil lançar um produto realmente inovador e interessante para os usuários antes que ele seja ultrapassado por outra solução ainda mais útil.

E é na busca por inovar que muitas empresas esquecem de fazer um planejamento real de suas previsões, o andamento prático do mercado e, por fim, terminam por lançar produtos desatualizados e obtendo péssimos resultados, perdendo espaço e o controle dos negócios.

Um excelente exemplo disso é a Iridium, empresa criada pela Motorola Inc. no final da década de 80 com o intuito de capturar a indústria emergente de telefonia móvel. As histórias da Iridium e de várias outras empresas foram retratadas no livro “Organizações Exponenciais: Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito)”, dos autores Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest, que discutem sobre o ritmo de crescimento acelerado das organizações exponenciais e apontam porque nenhuma empresa conseguirá acompanhar tal ritmo se não estiver disposta a desenvolver uma cultura tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente quanto o novo mundo em que vai operar – e, no final de tudo, transformar.

Para isso, os autores pesquisaram exaustivamente os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo nos últimos seis anos, como é o caso do Waze, Tesla, Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, Valve, Google (Ventures), GitHub, Quirky e mais 60 outras empresas, incluindo gigantes e tradicionais, como GE, Haier, Coca-Cola, Amazon, Citibank e ING Bank.

Além disso, eles entrevistaram mais de 70 líderes globais e pensadores, visando trazer uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas em startups, empresas de médio porte e também nas grandes organizações.

Para ler o artigo completo clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal Baixar este E-book Gratuito?

Ele traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.

Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK