Ideias são de graça, o que vale é a execução

O futuro das universidades na nova economia

Essa é a regra para os trabalhadores desta geração. É fato que a economia e os modos de trabalho estão mudando aceleradamente. Se antes éramos pagos pela quantidade de força que exercíamos, hoje, em um processo seletivo, somos avaliados pela nossa capacidade de imaginar novas soluções e, acima de tudo, colocá-las em prática.

Fazendo uma prospecção para o futuro, essas mudanças, sem dúvidas, são preocupantes. Será que a sociedade, como um todo, está preparada para tal realidade? Nem sempre as organizações conseguem ou conseguirão compensar os empregos que são realizados pela máquinas. Será que todos têm as competências necessárias para um trabalho que demande mais que técnica? E quais são essas competências?

Neste sentido, o texto “O Futuro das Universidades na Nova Economia”, de Lilia Porto, traz uma análise interessante, não só sobre o mercado de trabalho e as tendências, mas também sobre como as Universidades deverão formar os futuros profissionais. Ao redor do mundo já existem instituições convictas de que é precisam ensinar mais, ensinar a forma como os estudantes aprendem e como eles buscam soluções inovadores para problemas reais. Em linhas gerais, pode-se dizer que elas reúnem 3 pontos importantes: Arte, Ciência e Negócio. O que nos faz crer que os profissionais do futuro devem utilizar as teorias e as técnicas de maneira criativa e inovadora e colocar as ideias em prática, que gere resultado concreto e possa ser escalonável.

“O Futuro das Universidades na Nova Economia” é um texto provocativo e visionário. Daqueles que nos desperta a reflexão sobre o caminho em que estamos seguindo e como estamos nos preparando para as grandes mudanças que ainda estão por vir.

Acesse o texto completo no link abaixo e compreenda melhor os desafios que nos espera. Boa leitura!

O Futuro das Universidades na Nova Economia