Como uma vassoura e um sorriso podem mudar uma vida

Como uma vassoura e um sorriso pode mudar uma vida Gari Renato Sorriso

Há 17 anos Renato Luiz Feliciano Lourenço, conhecido como Renato Sorriso, usa a vassoura para abrir seus caminhos. “Ela é meu passaporte”, diz o gari com o riso estampado no rosto – sua marca registrada.

A Universidade da Mudança tem o prazer em relembrar a história do Gari mais famoso do mundo, publicada no site Último Segundo.

Ex-faxineiro, ex-camelô, ex-diarista, ex-vendedor de cachorro quente, interrompeu os estudos na 5ª série, sonhava em ser técnico de refrigeração. “Para mim, lixeiro é quem joga lixo nas ruas, vive na sujeira e não dá valor ao nosso trabalho”, frisa o profissional que logo de cara foi designado para trabalhar em uma região que também é responsável pela limpeza do Sambódromo durante o carnaval.

O gari Renato Sorriso é um dos maiores símbolos do carnaval
Divulgação – O gari Renato Sorriso é um dos maiores símbolos do carnaval

.

“Nem acreditei. Samba é a minha paixão, por isso, quando a escola acabou de passar e a gente começou a varrer, não resisti e comecei a sambar. O povão gostou, mas levei a maior bronca do meu chefe”, revelou em entrevista o gari que já foi destaque na Grande Rio e na União da Ilha do Governador.

Do Sambódromo para o mundo, foi um pulo.

Por causa do samba na avenida foi convidado para integrar o grupo que se apresenta num carnaval em Toronto, no Canadá. De convite em convite, vai sambando e abrindo seus horizontes.

Divulgação – Renato Sorriso foi um dos destaques na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres

.

Foi com a vassoura que ele teve a oportunidade de conhecer 8 países, ser um dos destaques da comitiva brasileira no encerramento das Olimpíadas de Londres e segurar a Tocha Olímpica. “Mesmo que um dia ganhe muito dinheiro nunca vou deixar a Comlurb (companhia de limpeza urbana do Rio de Janeiro). Como Renato Sorriso, de vassoura na mão, conquistei o prestígio que tenho hoje.” Graças à fama no carnaval como o gari sambista, virou figurinha fácil em programas de TV, fez participação em novelas e ganhou o mundo!

Essa é uma prova linda de que sucesso não está ligado a grandes cargos e inúmeros subordinados, mas sim em fazer o que realmente ama e com toda dedicação possível.

E você? Como vai transformar sua ferramenta de trabalho em passaporte para atingir seus sonhos?

Se este texto fez sentido para você, compartilhe com quem precisa de uma mensagem de otimismo.

Aproveite para ler outros textos da Universidade da Mudança e se inspire!