Como uma única mensagem mudou a vida de mais de 10 mil pessoas

Patrick Cakirli sendo entrevistado

“Estou desesperado por conhecer novos amigos. Estou sozinho e atravessando o período mais difícil da minha vida. Eu me sentarei na escada na frente da prefeitura das 14h às 20h. Tenho calças pretas e um saco North Face.”- escrito em 7 de dezembro de 2016.

No final de 2016, um rapaz escreveu essa mensagem em um aplicativo chamado Jodel. É um fórum anônimo, onde você pode escrever sobre quase qualquer coisa e qualquer pessoa dentro de 10 quilômetros pode ver sua mensagem e responder. Na época, ele não fazia ideia de que essa mensagem muito curta mudaria sua vida e de mais 10 mil pessoas.

Quer saber como?

Patrick Cakirli viveu mais da metade da sua infância e juventude em orfanatos. Uma educação ansiosa com derrota, insegurança e assaltos violentos que o tornaram a pessoa que é hoje; uma pessoa com uma baixa auto-estima e um profundo senso interior de falta de identidade. Em setembro de 2016, a namorada dele de o enganou e o deixou pouco depois. Seu mundo inteiro desmoronou e ele estava no limite do suicídio.

Ele foi admitido no hospital psiquiátrico local, mas foi liberado após uma intensa semana de cuidados e tratamento. Patrick nunca teve muitos amigos e aqueles que teve, parou de ver depois do rompimento com a ex-namorada. Então, ele estava sem família, amigos ou namorada. Estava sozinho. E no seu desespero, decidiu escrever e enviar a mensagem que você viu no início da página.

Foi então que muitas pessoas leram aquele grito de ajuda e foram ao seu auxílio – nada menos que 13 estranhos decidiram aparecer e dar o apoio deles.

Ele estava tão ofuscado de alegria, que teve de lutar contra lágrimas. Muitos confiaram nele ao longo da noite e lhe disseram que eles também sentiram a dor do coração da solidão, mas tinham muito medo de estender a mão por causa do estigma.

Esta reunião foi viral na Dinamarca e no dia seguinte ele foi contactado por uma estação de rádio, mas não apenas qualquer estação de rádio – Radio24Syv, a maior rádio de serviço público na Dinamarca queria ouvir e contar aquela história.

Patrick também foi contatado pelas maiores estações de TV, além de vários jornais.

˝No começo, recusei suas ofertas, pois receava o estigma e o tabu, mas depois de um pensamento muito sério, decidi contar minha história – não para mim, mas para o bem dos outros. Eu sabia que algo tinha a ser feito sobre os crescentes números de solitários na Dinamarca (mostram as estatísticas, que mais de 210.000 dinamarqueses geralmente se sentem solitários), então tomei a decisão de fazer uma mudança.˝ – afirma ele.

Em seguida, Patrick começou uma rede nacional gratuita, onde pessoas solitárias podiam encontrar novos amigos e alguém com quem pudessem se relacionar. Uma rede onde você era aplaudido por mostrar suas fraquezas e vulnerabilidades. Uma rede onde eles, como comunidade, resistiram contra o tabu que é solidão.

Cinco meses depois – em um esforço para conscientizar, decidiu começar uma caminhada de 10 dias de Copenhague para Aarhus.  O conceito era; que, em nenhuma circunstância, ele podia andar, a menos que fosse acompanhado por outra pessoa. Felizmente, mais de 70 pessoas optaram por apoiar a causa, quer caminhando ou lhe oferecendo alojamento e comida. O projeto teve muito sucesso, pois chamou a atenção da mídia.

E agora? Faz quase um ano e ele pode orgulhar-se do que alcançou. Patrick abandonou a escola em que cursava Programação para perseguir esse sonho louco e foi a melhor decisão da sua vida.

Para ele, a solidão não deve ser um tabu na sociedade moderna

*Texto traduzido e adaptado pela Universidade da Mudança a partir do relato feito pelo próprio Patrick no site BoredPanda.