Como estereótipos de idade prejudicam profissionais mais velhos

Este artigo foi escrito por Por Letícia Arcoverde e publicado originalmente no portal Valor Econômico.

SÃO PAULO  –  Lidar com estereótipos relacionados à idade faz com que profissionais mais velhos reportem menos satisfação, engajamento e bem-estar no trabalho, segundo um estudo australiano.

Publicado na revista acadêmica “Psychology and Aging”, o estudo teve participação de 280 profissionais australianos de 18 a 66 anos de idade, que durante cinco dias responderam a um questionário diário sobre situações em que eles se sentiram estereotipados no trabalho por causa da idade. O mesmo “diário” de trabalho analisou pontos como seu engajamento e motivação no emprego.

Os profissionais mais jovens do grupo e os mais velhos registraram mais casos em que sentiram algum tipo de preconceito por causa da idade, na comparação com pessoas de meia idade. Os mais jovens perceberam ainda mais casos do que os mais velhos. No entanto, apenas os mais experientes demonstraram menos satisfação, engajamento e bem-estar após os incidentes.

Segundo Courtney von Hippel, professora da Universidade de Queensland e uma das coautoras do estudo, os jovens são vistos como menos confiáveis e muito inexperientes, enquanto os mais velhos são caracterizados como incompetentes com tecnologias e resistentes à mudanças. “Parace que os jovens veem o estereótipo como um desafio a ser superado,enquanto os funcionários mais velhos se demoram mais no assunto”, diz.

Ela destaca que, com o aumento da longevidade da população mundial, será cada vez mais importante ter ambientes de trabalho que acomodem a força de trabalho mais velha. No estudo, a ameaça causada pelos estereótipos foi relacionada com uma vontade maior de deixar o emprego.

Continue aqui na Universidade da Mudança. Acesse o blog completo e veja outros conteúdos relacionados a mudança.