Como adaptar-me às mudanças?

adaptar-mudancas

A mudança é algo disruptivo. Muitos não aceitam o risco diante do novo e do desconhecido, por isso a adaptação leva tempo pois as pessoas temem a perda muito mais do que mudança em si.

Seja positiva ou negativa, a mudança é inevitável. Saber lidar com as mudanças e adaptar-se a elas é imprescindível. Para nos ajudar a refletir sobre a adaptabilidade, Peter R. Garber, escritor do livro “Mais Mudanças Turbulentas, Não Basta Sobreviver – Aprenda a Prosperar em Tempos de Mudanças” nos apresenta algumas dicas:

Espere para verA sua reação inicial diante da instabilidade pode ser emocional, mas para o seu bem não reaja rápido demais. Utilize uma estratégia bem mais saudável: “espere para ver”. Respire fundo, feche os olhos e conte até 10 ao invés de dar vazão a sua raiva. Você tem o direito de se sentir insatisfeito, mas expresse a sua opinião de forma construtiva, sem arranhar seus relacionamentos

Cuidado com o que fala e para quem e onde expressa as suas opiniõesNão ataque as pessoas e tenha cuidado com fofocas. É quase impossível manter algo confidencial em pleno processo de transição. Não declare que nunca vai concordar com as mudanças propostas. Emoções negativas são muito comuns, mas a forma como as expressa talvez não.

Não faça um protesto silenciosoNão ignore as novas configurações tampouco se torne um mártir em nome dos resistentes à mudança. Você não pode desfazer as transições que chegam de surpresa. Siga em frente.

Veja também vídeos do CHANGELAB que tratam deste tema.

Proteja a sua autoestimaNão permita que essas mudanças afetem a imagem que você tem de si mesmo, pois é essa mesma imagem que você projeta para os outros. Aprenda a identificar também os vários empecilhos que surgem no seu caminho que lhe impedem de avançar, tais como indivíduos tóxicos ou mesmo os seus próprios medos.

Melhor Ficar ou Sair? E se as mudanças radicais forem na empresa em que você trabalha? Você tem duas escolhas para o bem da sua carreira: ficar e vestir a camisa ou sair. Caso opte por vestir a camisa, assuma essa posição. Aprenda o máximo que puder sobre a transformação iminente para agir com proatividade na organização. Desapegue-se dos hábitos anteriores à mudança. Deixe o passado de lado. Caso você decida sair, bata o martelo somente depois de ter um plano nas mãos. Não dê um passo a menos que possa suportá-lo. Talvez o seu plano B permita uma carreira alternativa como iniciar o seu próprio negócio.

Quer saber mais?

Baixe gratuitamente o E-Book Universidade da Mudança e saiba tudo o que os incomodados precisam para mudar!

É só clicar aqui e se cadastrar!