Cada robô desemprega 3 nos EUA, mas humanos terão vagas, indica estudo

Fonte: http://engeasier.omb10.com/engblog/Robos-Industriais+29738

Cada novo robô industrial para 1.000 trabalhadores instalado nos Estados Unidos desempregou três pessoas, segundo estudo recém-divulgado por Daron Acemoglu, professor do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e Pascual Restrepo, da Universidade de Boston.

“Há muita especulação sobre o que pode acontecer quando os robôs chegarem. Decidimos ir alem e investigar o que já esta de fato ocorrendo”, escrevem os dois na apresentação de trabalho.

De fato, as estimativas variam muito: de 9% dos empregos em risco nos próximos 20 anos nos países desenvolvidos, nos cálculos de Arnoud Arntz, da universidade de Amsterdã, a 57%, na previsão do Banco Mundial, ambos sobre países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que reúne os países mais ricos do mundo).

Para medir o impacto real, Acemoglu e Rastrepo estudaram regiões industrializadas dos EUA após a implantação de robôs classificados como “maquinas multitarefas reprogramáveis e controladas automaticamente”.

Confira o artigo completo que contém todos os gráficos e dados clicando aqui.