4 sinais de que seu colaborador está desmotivado

4 sinais de que seu colaborador está desmotivado
.
Esperamos que a maioria do seu time sinta-se motivado por diferentes razões. Porém, nem todos os momentos os membros de uma equipe estão motivados e a insatisfação pode ocorrer quando você mais precisa de um time produtivo.

Veja aqui alguns sintomas compartilhados pela Michael Page que podem ajudar você a identificar se seus colaboradores estão desmotivados:

1 – Queda de produtividade

Embora a queda de produtividade não seja fácil de medir ela é fácil de ser notada. Quando a quantidade e qualidade de trabalho de um colaborador começa a ficar abaixo de seu padrão, pode ser um mau sinal. Antes de assumir uma desmotivação, converse para entender os motivos.

2 – Doenças e faltas frequentes

Um aumento considerável das doenças e faltas podem ser um indício de desmotivação. Claro que esse fator pode estar realmente relacionado à algum problema maior de saúde, portanto é importante manter um diálogo aberto para que o colaborador sinta-se à vontade para compartilhar algum problema se for o caso.

3 – Mau comportamento

Reclamações constantes, fofocas e pessimismo também podem ser indícios de que o colaborador pode estar desconectado com o momento da empresa ou do time. Se for o caso do seu colaborador pontue claramente que a negatividade é contagiosa e que prejudica a motivação dos demais.

4 – Reclamações de outros membros

Finalmente, se outros membros do time reclamarem de um colega, você provavelmente deverá agir rápido, pois o impacto na equipe já estará sendo sentido pelo resto do time. No entanto, antes de julgar, ouça outros membros da equipe antes de tomar uma decisão.

Ajudando a trazer a motivação de volta

Tente falar menos e ouvir mais. Em muitos casos o colaborador tem algum problema guardando há meses e ainda precisa elaborar uma maneira de verbalizar ou mesmo de ser ouvido. Tente não prometer ao colaborador algo que não pode ser cumprido. Exponha os pontos de insatisfação de sua parte, escute os dele e proponha um plano de mudanças. Não se esqueça de elogiar seus pontos positivos para reforçar sua segurança. Se não puder ajudá-lo, conversem para chegarem à melhor solução para ambas as partes.

Outra atitude importante que contribui significativamente para manter a motivação de seus colaboradores é oferecer cursos, palestras e treinamentos. O colaborador compreende a importância que a empresa vê nele e reconhece seu valor.

Quer levar uma palestra motivacional para sua empresa? Conheça a palestra Motivação para Mudanças, Desafios e Resultados, de Marcelo de Elias, idealizador da Universidade de Mudança.

Leve a sua equipe a outro patamar de motivação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Que tal Baixar este E-book Gratuito?

Ele traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.

Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK