14 fatos da Psicologia que podem facilitar sua vida

Cante o final de uma música para tirá-la da sua cabeça

Embora os estudos de pesquisa em Psicologia não sejam uma leitura fácil para todos, os resultados obtidos podem ser úteis no dia a dia e ajudar você a aumentar sua motivação, tornar-se um melhor comunicador, melhorar seu relacionamento com os outros e levar uma vida mais saudável.

O Bright Side, coletou alguns fatos da Psicologia surpreendentes que podem ajudá-lo a entender melhor a si mesmo e o mundo ao seu redor. E nós, da Universidade da Mudança, traduzimos e compartilhamos com você.

Olhe esta lista para descobrir os segredos para ter pensamento racional, ser produtivo, comunicar de forma eficaz e ter um bom humor. 😉

1. A autoconfiança é mais importante que a aparência.

Filme Hitch

Para os homens, ser confiante é mais importante do que ser bonito, como demonstrado pelos julgamentos das mulheres sobre a atratividade dos homens, em muitos estudos. Na verdade, os casais que têm uma mulher que é mais bonita do que o homem são mais positivos e favoráveis ​​do que os casais em que o homem é mais bonito ou em que os cônjuges têm aparência igual.

.

2. Os homens ouvem as mulheres por apenas 6 minutos.

Os homens ouvem as mulheres por apenas 6 minutos

É um fato: os homens têm audição seletiva! Eles podem ouvir atentamente suas parceiras por apenas 6 minutos, enquanto esse tempo é mais do que dobrado para 15 minutos quando eles estão conversando com seus amigos do sexo masculino. Antes de começar a culpar os homens pela falta de atenção, você deve saber que as mulheres também prestam mais atenção nas conversas com os amigos do que com os parceiros.

.

3. Anotar seus pensamentos reduz o estresse.

Anotar seus pensamentos reduz o estresse

Mais de um estudo demonstrou que escrever sobre suas experiências traumáticas melhora seu estado emocional, reduz a ansiedade e ajuda a libertar-se de um evento de vida deprimente. As pessoas propensas à ansiedade que escreveram sobre seus sentimentos antes de fazer um teste importante tiveram um desempenho melhor do que aquelas que não escreveram nada antes do exame.

Outra maneira popular de reduzir o estresse é comer, o que não é uma prática benéfica. Comer com estresse pode facilmente ficar fora de controle e se transformar em compulsão alimentar, fazendo você se sentir ainda mais triste por causa da culpa que você sente depois.

.

4. Cante o final de uma música para tirá-la da sua cabeça.

Cante o final de uma música para tirá-la da sua cabeça

Muitas vezes, nós temos uma música que nem gostamos presa em nossas cabeças. Há um truque fácil para se livrar do aborrecimento: ouça a música até o final para conseguir uma sensação de fechamento. A razão pela qual isso acontece é que a música chiclete está em loop repetitivo e terminar a música ajuda você a se livrar dele.

.

5. Jogar videogames faz de você o mestre dos seus sonhos.

Jogar videogames faz de você o mestre dos seus sonhos

Se você quer ser o mestre dos seus sonhos e torná-los mais vívidos e fáceis de controlar, você precisa começar a jogar videogames, já que tanto os videogames quanto os sonhos noturnos representam realidades alternativas. Outra desculpa para jogar jogos? Você pode usá-lo para controlar pesadelos!

.

6. Pessoas com adesivos de carros são mais agressivas.

Pessoas com adesivos de carros são mais agressivas

É difícil acreditar, mas as pessoas com raiva no trânsito tendem a ter um número maior de adesivos nos carros, independentemente do conteúdo. As pessoas com um grande número de adesivos são mais propensas a se envolver em brigas de trânsito.

.

7. O contato visual mantém uma conversa em andamento.

O contato visual mantém uma conversa em andamento

Se você quiser conversar mais, mas não souber o que dizer, faça uma pergunta. Depois de ouvir uma resposta, continue olhando para ela sem dizer uma palavra. A pessoa continuará falando para evitar o silêncio.

.

8. 4 segundos fazem o silêncio estranho.

4 segundos fazem o silêncio estranho

Falando em silêncio… Quando ele dura 4 segundos já pode afetar a auto-estima dos interlocutores, fazê-los sentirem-se ansiosos, rejeitados e menos seguros de si. Por outro lado, em conversas fluidas, até mesmo observações desagradáveis ​​podem passar despercebidas e não causar interrupção em um bom fluxo de conversa.

.

9. A cor azul pode aumentar a produtividade.

A cor azul pode aumentar a produtividade

A cor das paredes em seu escritório pode afetar o quanto você é produtivo. Se você quer um ambiente estimulante e energizante, o azul é a melhor cor para você. Combinar o azul com o laranja não vai apenas torná-lo produtivo, mas também tornará a sua mente e emoções mais equilibradas. Esta é uma combinação ideal para pessoas que se importam com o trabalho durante todo o dia.

.

10. As pessoas devolvem carteiras se houver uma foto de bebê nela.

Falar sobre seus objetivos faz você perder a motivação

Psicólogos em Edimburgo, que simularam a perda de 240 carteiras em um teste em ruas diferentes, descobriram que as carteiras contendo uma foto de um bebê fofo tinham 88% mais chances de serem devolvidas aos seus donos. Isso aconteceu com mais frequência do que a devolução da mesma carteira contendo uma foto de uma família feliz, um casal de idosos ou um filhote. Qual é a mensagem para levar para casa? Pense duas vezes antes de decidir qual foto você colocará na sua carteira, se houver.

A Universidade da Mudança indica: 10 maneiras da criatividade mudar a sua vida

.

11. Falar sobre seus objetivos faz você perder a motivação.

Falar sobre seus objetivos faz você perder a motivação

Pesquisas mostram que informar outras pessoas sobre suas intenções faz com que você tenha menos chances de se esforçar mais do que quando mantém suas metas particulares. Esse efeito pode ser explicado pelo fato de que falar sobre ações futuras lhe dá uma sensação prematura de completude e satisfaz o cérebro o suficiente para que a motivação se perca completamente.

.

12. Você pode se convencer de que dormiu bem.

Você pode se convencer de que dormiu bem

O estudo relatado no Journal of Experimental Psychology mostrou que se você se convencer de que descansou bem durante a noite, seu desempenho cognitivo será aumentado, mesmo quando você não tiver dormido bem. Queixar-se de estar cansado, ao contrário, diminui drasticamente seu desempenho.

.

13. Quando incerto, você tende a escolher o que está em primeiro lugar na lista.

Quando incerto, você tende a escolher o que está em primeiro lugar na lista

Este efeito foi denominado efeito de ordem: o primeiro nome da cédula vai vencer em uma das dez eleições. A mesma regra se aplica quando você seleciona mercadorias de uma lista durante as compras online: a ordem em que o item aparece na página acaba sendo mais importante do que a qualidade real do item.

14. Pensamentos em outro idioma são mais racionais.

Pensamentos em outro idioma são mais racionais

Como o pensamento em uma língua não nativa requer muitas habilidades cognitivas, torna o processo de tomada de decisão mais lento, menos tendencioso, mais confiável e promove o pensamento analítico. Experimente da próxima vez em que você tiver uma decisão financeira importante a tomar.

.

Então… qual fato da Psicologia te surpreendeu mais e qual você usará na vida cotidiana a partir de agora? Você conhece algum fato psicológico interessante não mencionado nesta lista? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Fonte: Bright Side

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMO ORGANIZAR PALESTRAS?

Este e-book traz tudo que você precisa saber para organizar palestras de sucesso em eventos corporativos.
Se você quer garantir o sucesso de seu evento, então baixe este E-book.

>>BAIXAR O E-BOOK